Diocese nega que Dom Vilson tenha pedido renúncia ao Vaticano

Bispo é investigado pela polícia por supostamente interferir em apuração de casos de abuso sexual e tentativa de extorsão


O bispo diocesano dom Vilson de Oliveira segue no comando da Diocese de Limeira. Pelo menos essa é versão oficial da assessoria de imprensa do órgão, que negou ao LIBERAL que ele tenha enviado uma carta de renúncia ao Vaticano.

“Até o momento não há nada oficial nesse sentido”, diz a resposta aos questionamentos feitos pela reportagem na manhã desta quarta-feira. Perguntada se Dom Vilson continua à frente da diocese, a assessoria se limitou a dizer que “sim, até o momento nada contrário”.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Um inquérito foi aberto em 23 de janeiro para investigar Dom Vilson e o Padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica

O bispo é investigado pela polícia por supostamente interferir em apuração de casos de abuso e tentativa de extorsão. Um inquérito foi aberto em 23 de janeiro para investigar Dom Vilson e o Padre Pedro Leandro Ricardo, afastado da Basílica de Americana.

Procurado pelo LIBERAL, o advogado do Bispo disse “não saber” se seu cliente havia mesmo pedido renúncia, e disse que se o fizesse, seria por “nota”, ou através da assessoria. A responsável pela comunicação da Basílica também afirmou desconhecer o pedido.

Dom Vilson respondeu aos questionamentos da reportagem com uma imagem, que contém os seguintes dizeres: “Que Deus dê vida longa a todos os nossos inimigos para que eles possam um dia aplaudir de pé a nossa vitória”.

Nomeação

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira Dom Inácio João Muller como novo Arcebispo Metropolitano de Campinas. Ele havia sido designado pelo Vaticano a comandar as investigações sobre Dom Vilson e o Padre Pedro Leandro Ricardo.

Ele ocupa posto vago desde junho do ano passado, quando o então Arcebispo Dom Airton José dos Santos foi transferido para Mariana (MG).

A nomeação ocorre após um período de vacância no posto. Em 23 de junho do ano passado, o então Arcebispo Dom Airton José dos Santos foi destinado para a cidade de Mariana (MG).

A arquidiocese de Campinas também atua nos municípios: Elias Fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora