25 de abril de 2024 Atualizado 13:09

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

crianças

‘Dia D’ contra sarampo mobiliza 48 postos de saúde da região

Unidades estarão abertas neste sábado para atualizar a caderneta de vacinação de crianças entre seis meses e cinco anos

Por Marina Zanaki

18 de outubro de 2019, às 14h24

As prefeituras da RPT (Região do Polo Têxtil) irão abrir 48 postos de saúde neste sábado para a realização do “Dia D” da campanha contra sarampo (confira abaixo a lista). O público-alvo são crianças entre seis meses e cinco anos de idade.

O objetivo da campanha, lançada pelo Ministério da Saúde, é atualizar a caderneta de vacinação nessa faixa etária. A pasta federal preconiza uma dose aos 12 meses e um reforço aos 15 meses.

Além disso, por conta do retorno do vírus no país, o Ministério também indica que crianças a partir dos seis meses de idade recebam a chamada “dose zero”. Ela não será contabilizada no calendário vacinal, mas tem como objetivo proteger os bebês da doença. O sarampo pode provocar complicações e o risco é maior entre os pequenos.

A Secretaria de Saúde de Americana explicou que a vacinação no sábado é destinada principalmente aos pais que não conseguem levar seus filhos à unidade de saúde durante a semana.

“A campanha, para atender crianças que se encontram com a vacinação incompleta, segue até o dia 25 de outubro, mas durante todo o ano as unidades manterão a vacina disponível para o calendário vacinal de rotina”, lembrou o município.

A doença ficou sem circular no Estado de São Paulo nos últimos dez anos. Este ano, o sarampo retornou e somente na RPT são 25 casos confirmados até o momento.

ADULTOS. No próximo mês, acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de vacinação contra Sarampo. Entre os dias 18 e 30 de novembro, o foco serão os adultos com idades entre 20 e 29 anos. O Dia D de mobilização desta nova etapa será em 30 de novembro.

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, cujos principais sintomas são febre alta persistente, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. Adultos que ainda não foram vacinados precisam procurar uma unidade de saúde mais próxima, bem como levar seus filhos, caso esses ainda não tenham recebido a primeira dose.

Unidades que estarão abertas no sábado:

Americana
UBS Jardim São Paulo
UBS Vila Mathiensen
UBS Parque da Liberdade
UBS São Vito
UBS Praia Azul

Hortolândia
UBS Jardim Amanda I
UBS Jardim Amanda II
UBS Jardim Novo Ângulo
UBS Jardim Santiago
UBS Jardim Rosolén
UBS Jardim Santa Clara
UBS Jardim Campos Verdes
UBS Figueiras / São Sebastião
UBS Nova Hortolândia
UBS Parque do Horto
UBS Jardim São Jorge

Nova Odessa
UBS Centro
UBS Jardim Alvorada
UBS Jardim São Francisco

Santa Bárbara d’Oeste
UBS Esmeralda
UBS Europa
UBS Mollon
UBS Planalto do Sol 2
UBS São Francisco 2
UBS Vista Alegre

Sumaré
Todas as 23 unidades de saúde do município

Publicidade