29 de março de 2024 Atualizado 07:56

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Dezembro começa chuvoso em Americana e região

Chuva, com potencial para temporal e rajadas de vento de até 60 km/h, deve ser registrada entre terça e quarta-feira na RPT

Por Heitor Carvalho

30 de novembro de 2020, às 19h22 • Última atualização em 30 de novembro de 2020, às 19h25

Feriado de Ano-Novo deve ter chuva na região - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG

A RPT (Região do Polo Têxtil) deve registrar chuvas torrenciais ao longo de toda essa semana, principalmente entre a tarde e a noite de quarta-feira (2), com potencial para temporais com descargas elétricas, rajadas de vento de até 60 km/h e chuvas abundantes.

Os dados, baseados em modelos meteorológicos do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, também indicam que, apesar da chuva, o calor deve prevalecer, com temperaturas variando entre cerca de 20° C e 30° C.

Segundo destaca o meteorologista do Cepagri, Bruno Kabke Bainy, não vai haver queda de temperatura porque não há entrada de uma massa de ar frio. Também há possibilidade de fortes rajadas de vento e granizo com impacto mais pontual.

“Com relação às estimativas de chuva, é difícil ser preciso. O que os modelos têm apontado é que, entre segunda e quarta, deve chover um acumulado de 20 a 30 mm. Mas esse padrão pode mudar, com chuvas localmente forte, inclusive dentro de uma mesma cidade. São valores de referência”, alerta Bruno.

Nesta segunda-feira (30), o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) emitiu um alerta de “risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas”.

A instituição orienta que a população sigas as recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes de seu município e que acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo.

Publicidade