28 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Na região

Detran suspende a entrega de CRVs em função do recuo no Plano São Paulo

Documentos retidos podiam ser retirados por despachantes, mas situação mudou após a RPT recuar de fase

Por Rodrigo Alonso

04 de julho de 2020, às 08h18 • Última atualização em 04 de julho de 2020, às 08h28

Após as cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) regressarem para a fase vermelha do Plano São Paulo, o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) suspendeu a entrega de 2,9 mil CRVs (Certificados de Registro de Veículos) que estão retidos nesses municípios.

Os documentos são usados em transferências de veículos. Na última quarta-feira (1º), o governo estadual liberou a retirada dos CRVs destinados apenas para despachantes, em esquema drive-thru, mediante agendamento.

O CRV é utilizado em transferências; somente em Americana são 956 documentos retidos – Foto: Arquivo / O Liberal

A permissão segue em vigor no Estado, mas vale apenas para cidades que se encontram na fase laranja ou amarela. Os municípios da RPT não se encaixam mais nesse requisito.

Nesta sexta, o governador João Doria (PSDB) anunciou o recuo do DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas para a fase vermelha.
Portanto, o Detran cancelou todas as retiradas agendadas nessa região, que inclui a RPT, formada por Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Dessas cidades, Americana é a que tem mais CRVs que aguardam para ser retirados por despachantes: 956. Também há 955 em Sumaré, 762 em Santa Bárbara, 125 em Nova Odessa e 103 em Hortolândia. Os números foram divulgados pelo Detran.

O órgão informou que vai iniciar a entrega para pessoas físicas posteriormente, “por se tratar de um volume menor e com necessidade de atendimento individualizado”.

O atendimento presencial na autarquia continua suspenso em todo o Estado. Por outro lado, em seu site e nos aplicativos Detran.SP e Poupatempo Digital, o órgão disponibiliza ao menos 60 serviços online para o cidadão.

Cinco deles começaram a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19): licenciamento veicular anual 100% digital, renovação simplificada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), segunda via da CNH, primeiro registro veicular e transferência de veículos usados.

Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade