18 de abril de 2024 Atualizado 13:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Depois de mês violento, Americana e Santa Bárbara zeram mortes no trânsito

Queda nos casos pode estar atrelada a campanhas de conscientização junto aos motoristas e pedestres

Por Maria Eduarda Gazzetta

23 de outubro de 2021, às 08h42 • Última atualização em 28 de outubro de 2021, às 16h18

Acidente fatal em Americana em junho 2021 já contabiliza 21 mortes - Foto: Corpo de Bombeiros - Divulgação

Depois de agosto, mês com alto registro de mortes no trânsito em Americana e Santa Bárbara d’Oeste, as duas cidades não contabilizaram nenhum acidente fatal em setembro. Os dados foram divulgados pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) na última terça-feira.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Em agosto, Santa Bárbara contabilizou seis óbitos no trânsito, uma média de um a cada cinco dias, o que tornou o mês o mais fatal no município desde 2015, quando o órgão começou a contabilizá-los.

Já em Americana foram registrados dois acidentes fatais em agosto, totalizando em 20 o número de mortes neste ano. No mesmo período do ano passado a cidade teve oito óbitos.

A Gama (Guarda Municipal de Americana) atribui a redução de casos fatais à ação de conscientização realizada durante setembro, intitulada de “Desconecte”, que consistiu na instalação de carros batidos em diversas ruas e cruzamentos.

Além dessa ação, foram realizadas orientações de trânsito em avenidas com entrega de cartilhas educativas, e palestras em empresas.

Algo semelhante também é defendido pela Polícia Militar em Americana. A corporação tem realizado ações para conscientizar motoristas e prevenir acidentes, iniciativa que inclui estudantes do município e palestras em empresas.

A PM também diz fazer as chamadas ações de visibilidade, com presença em cruzamentos de grande movimento da cidade.

Já a Prefeitura de Santa Bárbara informou que realiza constantemente a manutenção de toda a sinalização de trânsito horizontal e vertical com o objetivo de orientar motoristas e pedestres.

“Ações também são realizadas ao longo do ano, entre elas a Semana Nacional de Trânsito, que este ano teve como tema ‘Faixa de Pedestre: Eu Respeito’”.

A Polícia Militar Rodoviária comentou que desenvolve ações em pontos críticos e áreas de maior volume de tráfego, além da fiscalização de trânsito e orientações aos usuários de rodovias.

Durante o mês de setembro, a corporação realizou a Semana Nacional do Trânsito, sendo intensificadas as abordagens a pedestres e motoristas.

Publicidade