21 de setembro de 2020 Atualizado 22:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tempo

Defesa Civil alerta para chuvas e raios na região

Previsão indica passagem de frente fria que deve provocar tempestades e ventos fortes; em Americana, são esperadas chuvas até a próxima semana

Por Leonardo Oliveira

02 jan 2020 às 14:05 • Última atualização 02 jan 2020 às 20:47

Uma nova frente fria deve passar pelo Estado de São Paulo trazendo chuvas fortes, com ventos e raios até esta sexta-feira (3). A previsão é da Defesa Civil do Estado, que emitiu um alerta para alterações no clima nas regiões de Campinas, Vale do Paraíba, Baixada Santista, Litoral Norte, Sorocaba, Vale do Paraíba e Grande São Paulo.

As chuvas mais intensas são aguardadas para esta quinta-feira (2), com longa duração e risco para alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra.

Em Americana, a previsão é de tempo nublado nesta quinta, com pancadas de chuvas à tarde e à noite, segundo o Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A temperatura deve variar entre 22°C e 31°C. Já nesta sexta-feira a previsão de pancadas de chuvas se mantém, com uma queda na temperatura, que ficará entre 21°C e 29°C. Até o dia 8 de janeiro estão previstas chuvas – a exceção é a segunda-feira (6), quando é esperada variação de nebulosidade.

Dicas de segurança durante tempestades

Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.

Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.

Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.

Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.

Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.

Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Publicidade