25 de abril de 2024 Atualizado 14:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Oportunidade

Curso profissionalizante para cuidar de idosos oferece duas mil vagas gratuitas

Oferecido online, curso é realizado pela Central Nacional Unimed e confere certificado de conclusão

Por Marina Zanaki

09 de outubro de 2020, às 17h43 • Última atualização em 09 de outubro de 2020, às 17h49

A Central Nacional Unimed está oferecendo 2 mil vagas gratuitas para o curso online profissionalizante para cuidadores de idosos. Voltado para pessoas que já desempenham a função ou têm interesse em se dedicar aos mais velhos, o curso tem carga horária de 81 horas.

Entre os requisitos para participar, está ensino médio completo e ter acima dos 18 anos. O curso é voltado principalmente para pessoas com renda familiar de no máximo três salários mínimos ou desempregados.

Disponível no portal da Faculdade Unimed, o curso já existia de forma presencial há seis anos e há dois passou a ter parte das aulas teóricas online. Com a pandemia, foi totalmente adaptado para o ensino à distância.

Com 19 módulos, o curso tem 60 horas de teoria, 1 hora de cuidados com o Covid-19 e 20 horas de atividades práticas que foram adaptadas para vídeos didáticos. Segundo a Central, a forma como o conteúdo prático foi passado para os vídeos possibilita aprender como manipular o idoso com limitações de movimento de forma segura e adequada.

A grade do curso aborda temas como alimentação; incapacidade cognitiva e comunicativa; medicamentos; higiene; cuidados paliativos; primeiros socorros e sinais de alerta.

Segundo a Central Nacional Unimed, ao fim da formação o aluno recebe um certificado de conclusão, qualificando-o para o mercado de trabalho. A taxa de empregabilidade gira em torno de 70%, ainda de acordo com a instituição.

“O cuidador de idosos é um profissional cada vez mais necessário, já que a população está envelhecendo depressa. Desde sua criação, o Curso de Cuidadores formou mais de 2.400 alunos. São pessoas que ganham uma oportunidade de capacitação para gerar renda à família e devolvem à sociedade atenção, cuidados, carinho e, muitas vezes, dignidade aos idosos. Estamos muito felizes com o resultado do curso totalmente online e acreditamos que esse novo formato levará conhecimento para muito mais pessoas”, afirma Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional Unimed.

Inicialmente, o curso estava disponível para apenas 34 cidades. Com sua transformação em 100% digital, ele pode ser feito em qualquer cidade do País.

Publicidade