Curso ensina primeiros socorros para professores e monitores

Gratuito, curso em Campinas oferece prática em socorro cardiorrespiratório, de vias aéreas e engasgo, causa da morte recente de duas pessoas na região


Professores e monitores da rede pública de ensino poderão participar do treinamento gratuito em primeiros socorros, que ocorre em 31 de julho em Campinas. A participação é vinculada a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Um comerciante de Santa Bárbara, de 46 anos, e uma criança de Americana, de 3, morreram engasgados, ambos com um pedaço de carne na última semana.

Foto: Divulgação
Primeiros socorros em bebê

A organização da oficina é da Fundação Roberto Rocha Brito, mantida pelo Hospital Vera Cruz de Campinas. Neste dia, três turmas irão passar pelo treinamento, com direito à certificado da instituição. A oficina terá duração de duas horas e meia.

A ação tem o objetivo de colaborar com a aplicação da Lei Lucas, que estipula que funcionários e professores de escolas públicas e privadas conheçam os procedimentos dos primeiros socorros. A capacitação abrange o atendimento de emergências cardiovasculares, obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória, como infarto e AVC e engasgo. Os inscritos também aprenderão a usar o Desfibrilador Externo Automático. Os socorros poderão ser feitos em adultos, crianças e bebês.

Foto: Divulgação
Uso do Desfibrilador Externo Automático

A Lei Lucas foi sancionada em Campinas em 2 de maio de 2018 e foi regulamentada em todo o País, após a morte do menino campineiro Lucas Begalli, de 10 anos, engasgado com a comida em um passeio escolar em 2017. Ninguém sabia como socorrê-lo. Americana e Santa Bárbara d’Oeste possuem lei similar, mas a implantação do curso ainda está em fase de estudos.

Mortes na região

Em 14 de julho, uma criança de 3 anos morreu engasgada com um pedaço de carne, enquanto estava em casa com a família. O pai da criança afirmou que na mesma hora uma equipe de resgate foi chamada e que os parentes realizaram os primeiros socorros conforme orientação. Ela foi levada para o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, mas não resistiu.

Foto: Divulgação
Alunos durante curso de primeiros socorros

Já em 20 de julho, um comerciante de Santa Bárbara morreu, também engasgado um pedaço de carne, na cidade de Porangaba (SP), onde estava com a família. Ele chegou a ser socorrido mas também não resistiu.

SERVIÇO:

Curso de primeiros socorros – Treinamento prático de RCP e uso do DEA em adultos e crianças e manobras para desobstrução de vias aéreas

Data: 31 de julho

Horários: Turma 1: das 8h às 10h30 / Turma 2: das 10h30 às 13h / Turma 3: das 13h às 15h30

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Inclui certificado da FRRB

Capacidade: mínimo de 12 pessoas e máximo de 30 pessoas por turma

Informações e inscrições: frrb@hospitalveracruz.com.br ou pelos telefones (19) 3734-3196 / 3122 / 3349 / WhatsApp: (19) 99213-2429

Local: Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz – Rua Marechal Deodoro, 423, Centro – Campinas

Mais informações: http://frrb.com.br

* Maíra Torres sob supervisão de Talita Bristotti

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora