Coronavírus: veja as medidas adotadas e o que muda na região

Prefeituras das cinco cidades da Região do Polo Têxtil anunciaram medidas para conter a propagação do coronavírus


A pandemia de coronavírus mudou a rotina do País e também na RPT (Região do Polo Têxtil). Em todo o Brasil já são 234 casos confirmados e uma morte confirmada pela doença. A atualização das informações abaixo é desta quarta-feira, dia 18 de março, às 10h48.

Na RPT (Região do Polo Têxtil) não há casos confirmados e as prefeituras investigam 35 casos de coronavírus. A Prefeitura de Americana está em estado de atenção, enquanto que as prefeituras de Sumaré e Hortolândia decretaram estado de emergência.

Já em Nova Odessa, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza (PSDB), decretou home office aos servidores com mais de 60 anos.

Confira o que mudou na rotina das cidades de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Educação

Escolas públicas e particulares e faculdades suspendem aulas em cidades da região. A expectativa é de que até a próxima segunda-feira (23), as escolas paralisem totalmente as atividades seguindo recomendação do Governo do Estado de São Paulo.

A Unicamp, Fam e a PUC-Campinas suspenderam as atividades. O MEC (Ministério da Educação) autorizou a substituição de aulas presenciais da educação básica pela modalidade a distância por 30 dias. O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) interrompeu as atividades presenciais em todas as unidades, incluindo a de Americana.

Com tanta informação falsa circulando a acerca do vírus, professoras usam edição do LIBERAL para conscientizar alunos sobre coronavírus. A iniciativa foi adotada por escolas de Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

A Apae Americana, que tem cerca de mil alunos matriculados, optou por suspender, de forma gradativa, todas as atividades. A medida foi adotada, segundo a associação, para proteção do público atendido, já que boa parte pode apresentar vulnerabilidade à doença.

Religião

Coronavírus afeta missas e cultos na região. A Diocese de Limeira recomenda que as paróquias sigam as indicações da administração municipal. A previsão é que atividades como missas e mutirões de confissão sejam suspensas.

A Igreja Presbiteriana de Americana também suspendeu os cultos, que costumam reunir mais de 100 pessoas.

O Centro Espírita Paz e Amor, de Americana, também divulgou uma nota entre os frequentadores informando que, em reunião extraordinária, a diretoria executiva votou pela suspensão de todas as atividades até o próximo dia 31.

Asilos e atividades da terceira idade

Asilos restringem visitas a idosos e determinam uso de máscara por funcionários. A terceira idade é o público mais vulneráveis às complicações do coronavírus e tem registrado a maior mortalidade. Nenhuma das instituições de Americana ouvidas pela reportagem possui pacientes com suspeita do coronavírus. As medidas de isolamento adotadas estão de acordo com decreto da prefeitura.

Em Americana, estão suspensas por tempo indeterminado as atividades do Civi (Centro de Integração e Valorização do Idoso), do Centro Novo Dia do Idoso e nos Centros Comunitários. Além disso, eventos da Secretaria que já estavam agendados foram cancelados, como a Programação do Mês da Mulher.

Santa Bárbara suspendeu prazos de recadastramento de isenção de IPTU; de cartões para vagas de estacionamento de idosos; de autorização para eventos públicos ou privados, além do cancelamento dos alvarás já emitidos.

Iniciativa privada

A associações comerciais da RPT estão sugerindo a mudança no horário dos funcionários. Comerciantes de Americana e Sumaré já aderiram a prática, que tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas em horários de pico.

Empresas cancelam viagens, eventos, reforçam higiene e criam comitês. A Suzano Papel e Celulose, por exemplo, montou um comitê de crise para difundir boas práticas sobre saúde dentro da empresa e discutir medidas de prevenção. A suspensão de viagens para locais onde há maior incidência de contaminação foi determinada, além de adiamento de eventos e substituição de reuniões presenciais por videoconferência.

A Honda não descarta paralisação na produção por conta do coronavírus. A unidade de Sumaré é responsável pelo desenvolvimento das operações da montadora na América do Sul.

Os bancos estão funcionando normalmente. Assim como no transporte público, as empresas estão reforçando os protocolos de limpeza e o uso de antissépticos.

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos informou nesta terça-feira, em nota, que a logística de abastecimento segue dentro da normalidade, assim como os estoques, e não há nenhum risco imediato de falta de alimentos no País.

Reforçar a limpeza dos ambientes e equipamentos e investir na conscientização dos alunos para combater o novo coronavírus. Estas são as principais medidas tomadas pelas academias de Americana, segundo apurou a reportagem do LIBERAL, embora a suspensão das atividades também seja uma possibilidade no decorrer desta semana.

Esporte

As atividades esportivas realizadas nos espaços públicos foram suspensas por prazo indeterminado nas cinco cidades da região. A determinação das prefeituras atinge os campeonatos municipais e os treinos das mais diversas modalidades. O Centro Cívico, em Americana, por exemplo, foi fechado ao público.

O Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão não tem data para começar. A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu nesta segunda-feira suspender o início da competição, inicialmente marcado para o dia 18 de abril. O anúncio ocorreu depois da entidade divulgar a paralisação das séries A-1, A-2 e A-3 do estadual.

Cartórios eleitorais

Os sete cartórios eleitorais da RPT anunciaram a suspensão do atendimento presencial, seguindo determinação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo. Os horários que estavam agendados foram todos eles cancelados e terão de ser remarcados posteriormente.

Os funcionários estarão trabalhando em horário reduzido, das 12h às 16h, e os atendimentos estão sendo feitos apenas por telefone. Eleitores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com os cartórios nesse horário.

Cultura

Um dos maiores espetáculos do gênero na RPT (Região do Polo Têxtil), o Via Crucis de Santa Bárbara d´Oeste será adiado. Em razão da pandemia do coronavírus, todas as atividades, oficinas e eventos culturais previstos para os próximos dias – dentre eles os ensaios de atores do projeto – foram cancelados pela administração municipal.

Os shoppings de Campinas vão reduzir o horário de funcionamento para minimizar concentração de pessoas e combater a propagação do coronavírus. A decisão foi tomada na segunda-feira (16) após orientação da Prefeitura de Campinas. Na RPT, a mesma medida foi adotada pelos shoppings.

O coronavírus também alterou a programação dos cinemas da região. Sem nenhuma estreia agendada para esta quinta-feira, os espaços continuam exibindo filmes de semanas anteriores. Alguns, inclusive, já começaram a reduzir a quantidade de exibições.

Álcool em gel

Farmácias da região têm desabastecimento de álcool em gel e produto vira item “de ouro” na região. O LIBERAL ouviu estabelecimentos da região e apenas um deles relatava ter o produto disponível para compra nesta segunda-feira.

A produção da CNA (Companhia Nacional do Álcool), maior fabricante brasileira de álcool gel, vai saltar de 120 mil frascos de 400 gramas por mês, antes da epidemia de coronavírus, para mais de 6 milhões em março, segundo estimativa da empresa. Para atender a nova demanda, a força de trabalho foi ampliada em cerca de 50% e a produção passou a ser ininterrupta.

Ainda sobre itens de segurança, um homem resolveu vender máscaras na rua em Americana, usando o próprio veículo como propaganda. Cada máscara sai por R$ 9,99 – ele disse que pagou R$ 5,40 em cada unidade.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora