24 de abril de 2024 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Contágio desacelera e região pode ir à fase verde do Plano São Paulo

Próxima reclassificação está marcada na sexta; circulação de vírus está menos intensa e temperatura pode contribuir

Por Marina Zanaki

07 de outubro de 2020, às 09h24

Com queda no número de casos e mortes relacionadas ao novo coronavírus (Covid-19), a RMC (Região Metropolitana de Campinas) demonstra redução no contágio e se aproxima da fase verde do Plano São Paulo. A avaliação é do infectologista da PUC-Campinas, André Giglio Bueno.

Para o médico, é provável que a região alcance os critérios para avançar de fase na próxima reclassificação, na sexta.

“Reforço que, conforme vai avançando de fase, a possibilidade de aglomerações vai aumentando. Apesar desse avanço de fase indicar situação menos pior, a mensagem é que pandemia não acabou. Se a pessoa se descuidar e se expor, vai ter risco de se infectar, não foi eliminado. Provavelmente risco menor, mas segue existindo”, disse o médico ao LIBERAL.

O infectologista disse que os indicadores permitem interpretar que a circulação do vírus está menos intensa. Além disso, ele avalia que as altas temperaturas podem estar relacionadas com o contexto da queda das contaminações.

“Tem uma sazonalidade definida de circulação de vírus respiratórios no Brasil. Pode ser que tenha esse componente da sazonalidade do vírus respiratório e o clima, esse nível de temperaturas não fosse algo esperado, mas como fator isolado não dá para usar como explicação”, analisou.

Levantamento da PUC mostra que, na RMC, a 40ª semana epidemiológica da pandemia (de 27 de setembro a 3 de outubro) teve queda de 37,5% nos casos e de 40,3% nas mortes.

O governador João Doria (PSDB) havia sinalizado que o Estado deve avançar para a fase verde na próxima classificação. Nessa etapa, a capacidade máxima permitida nos estabelecimentos sobe de 40% para 60%.

Após 28 dias na fase verde são autorizadas flexibilizações para eventos, convenções e atividades culturais, como capacidade de 60% e público em pé.

Os critérios para uma região passar para a fase verde são teto de 40 internações por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, e máximo de cinco óbitos por 100 mil habitantes no mesmo período.

A plataforma da Fundação Seade, com dados de coronavírus de todas as regiões do Estado, não traz essas taxas.

Publicidade