MEIO AMBIENTE
Consimares identifica descarte anual de 31 mil toneladas de plástico em quatro cidades da RPT
Resíduos equivalem a cerca de 15% de tudo o que chega a um aterro por ano; consórcio tentar incentivar cooperativas e conscientizar população
Por Gabriel Pitor
27 de julho de 2024, às 08h22
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/regiao/consimares-identifica-descarte-anual-de-31-mil-toneladas-de-plastico-em-quatro-cidades-da-rpt-2220299/
Ao todo, 31 mil toneladas de plástico são descartadas anualmente em aterros sanitários por quatro municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), segundo levantamento realizado a cada 10 anos pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas).
Na região, integram o consórcio as cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.
De acordo com os dados levantados pela entidade, a quantidade de resíduo que é jogado no lixo comum é proporcional à população local, considerando o Censo 2022, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por isso, Sumaré tem o maior montante descartado por ano, com 11,4 mil toneladas.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Hortolândia vem na sequência do levantamento com 9,1 mil toneladas. Já Santa Bárbara descarta 7,9 mil toneladas por ano e Nova Odessa, 2,5 mil. Esses números são médias desde 2011.
Entre os principais plásticos desprezados estão garrafas PET, sacolas de supermercado, embalagens de detergente, tampas de refrigerante, copos, embalagens, brinquedos e vasilhas do tipo “Tuppeware”. Alguns desses itens, quando misturados com o lixo comum, levam mais de 400 anos para se decompor.
Além disso, esses resíduos equivalem a aproximadamente 15% de tudo o que chega a um aterro por ano.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Reciclagem
“Infelizmente, menos de 4% dos resíduos plásticos produzidos no território Consimares são reciclados. Mesmo assim, estamos acima da média nacional, que é de 2%. Trabalhamos firme para ampliar esse percentual”, disse o superintendente do Consimares, Mimo Ravagnani.
Já o presidente do consórcio, Maurício Baroni, afirmou que a intenção é criar uma rede de 16 cooperativas na região, até 2032, para aumentar a quantidade de lixo reciclado.
Ele ainda lembrou que neste mês está acontecendo uma campanha chamada de “Julho Sem Plástico”, realizada desde 2011.
“O grande convite da campanha é para que as pessoas busquem alternativas de substituição ao plástico, material que está tão presente em nosso dia a dia”, comentou.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!