20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Confira como vão funcionar os cemitérios da região no Dia dos Pais

Neste ano, por conta da pandemia, haverá algumas mudanças no funcionamento desses espaços neste domingo

Por Leonardo Oliveira

08 de agosto de 2020, às 09h04 • Última atualização em 08 de agosto de 2020, às 12h23

O Dia dos Pais é uma data que costuma levar muitas frequentadores aos cemitérios, na esperança de uma homenagem ao ente querido que já se foi. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), haverá algumas mudanças no funcionamento desses espaços neste domingo.

Os cemitérios de Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré vão abrir suas portas, assim como tem feito nos últimos meses, mas com orientações como o uso de máscaras e evitar aglomerações.

Já em Nova Odessa, o cemitério estava fechado desde o início da pandemia, mas o avanço para a fase amarela do Plano São Paulo permitirá a abertura para o Dia dos Pais.

Cemitério da Saudade, em Americana, funcionará das 6h às 18 horas – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

AMERICANA

Os dois cemitérios da cidade ficarão abertos. O da Saudade, funcionará das 6h às 18h, enquanto o do Parque Gramado, abrirá das 7h às 18h. Os locais estão orientando os visitantes a evitar aglomerações e usar máscaras. Também disponibilizam álcool em gel.

HORTOLÂNDIA

O Cemitério Parque Hortolândia, que tem a gestão do Grupo Flamboyant, abrirá das 7h30 às 17h30. A empresa, no entanto, recomenda que o público evite a visitação em virtude da pandemia. A orientação é, para aqueles que realmente precisem ir, que usem máscaras, evitem aglomeração, higienizem as mãos e mantenham distanciamento mínimo de 1,5m.

O Grupo Flamboyant preparou várias iniciativas para comemorar a data. O céu de Hortolândia será iluminado às 18h30 do domingo como homenagem aos pais. Além disso, também haverá reflexões nas redes sociais, mensagens enviadas pelos filhos contando momentos marcantes que viveram com seus pais e até lives de Missa e Culto.

NOVA ODESSA

O Cemitério Municipal foi fechado no início da pandemia para evitar aglomerações e impedir a propagação do coronavírus. No último Dia das Mães, comemorado em maio, o local já teve o acesso restringido.

A Prefeitura de Nova Odessa emitiu comunicado informando que o cemitério da cidade será reaberto para visitação no domingo (9), Dia dos Pais, das 7h às 17h. A medida foi adotada em caráter excepcional para que moradores possam homenagear seus pais. “No entanto, só será permitida a entrada de pessoas com máscara e a recomendação é para que não haja aglomerações no espaço”.

SANTA BÁRBARA D’OESTE

Os cemitérios (Central e Cabreuva) funcionarão no horário padrão, das 7h às 17h. “Tendo em vista que os cemitérios se encontram em locais abertos, a Secretaria de Meio Ambiente dispõe de informativos com a finalidade de orientação para evitar aglomeração, além da disponibilidade de álcool em gel”, informou a prefeitura.

SUMARÉ

A Prefeitura de Sumaré elencou uma série de determinações para o funcionamento do Cemitério Municipal da Saudade neste domingo – o local funcionará das 8h às 17h.

A fiscalização municipal leverá equipes para o entorno do cemitério para checar se os frequentadores estão utilizando o álcool em gel, máscaras e mantendo o distanciamento mínimo de dois metros. Além disso, haverá o trabalho de orientação tanto na parte interna, quanto na externa.

O número de pessoas dentro do local será controlado, assim como o período de permanência. Não haverá atividade nas barracas cadastradas.

“O Dia dos Pais é uma da data que atrai visitantes e para atender aos cidadãos que querem prestar essa homenagem, vamos abrir o Cemitério Municipal, mas reforçamos a necessidade de adotarem os devidos cuidados. As medidas de precaução atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a necessidade de prevenção à saúde da população”, afirmou o prefeito Luiz Dalben.

A prefeitura recomenda que não devem comparecer ao Cemitério pessoas com doenças crônica e com sintomas da Covid-19.

Publicidade