28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CONSCIÊNCIA

Comitês municipais contra Covid-19 pregam cautela na fase amarela

Profissionais reforçam pedido para que população respeite os protocolos sanitários

Por

08 de agosto de 2020, às 08h31 • Última atualização em 08 de agosto de 2020, às 15h49

Os comitês municipais de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) das cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) pregam cautela no avanço da região para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo.

A avaliação é de que há condições para a reabertura de novos segmentos, como bares, academias e restaurantes. Porém, é preciso seguir os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e distanciamento social.

De acordo com o infectologista Arnaldo Gouveira Junior, membro do comitê de crise de Americana, é necessário ter em mente que o atendimento em bares, por exemplo, não será o mesmo de antes da pandemia.

Alguns hábitos terão de sair de cena, como o “costume muito brasileiro” de juntar mesas.

“Vai ter que começar com cuidado e ir experimentando. Porque a gente não tem ainda toda a experiência com isso. E vai ter que ser com cuidado porque vai ser tentativa e erro. Mesmo”, alertou Arnaldo.

Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação de Hortolândia, Monique Freschet, ressalta que é um momento de cautela. E que a população precisa estar ciente do seu papel no processo.

“Todo mundo tem que ter em mente que a transmissão do vírus e o aumento do contágio não ocorrem por um ato externo, é sempre por um ato de convívio ou de descuido do cidadão. Enquanto não tivermos uma vacina, não podemos comemorar nenhuma reabertura”, afirmou Monique.

Publicidade