24 de fevereiro de 2021 Atualizado 22:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Com mudança de regra, região de Americana segue na fase amarela

Governo de São Paulo ampliou das 20h para as 22h o horário limite para consumo de bebida alcoólica em restaurantes

Por Marina Zanaki

19 fev 2021 às 13:35 • Última atualização 19 fev 2021 às 13:42

Com alteração na regra que regulamenta o consumo de bebidas alcoólicas em restaurantes e lojas de conveniência, a região de Americana segue na fase amarela do Plano São Paulo. As mudanças passam a valer na segunda-feira (22).

A partir desta data, a venda e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos está autorizado até as 22h. Até então, a venda só podia ocorrer até as 20h. A função exclusiva de bar segue proibida a partir das 20h, assim como festas e aglomerações em qualquer horário do dia ou da noite.

“Essa atualização foi com base em trabalhos constante com os setores. Trouxemos mais crédito, linhas emergenciais, atendemos pleitos em relação aos serviços, ouvimos e avaliamos os protocolos realizados. De fato, o consumo sentado nos restaurantes está funcionando com protocolos adequados”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

“Lembrando que a função bar após as 20h segue proibida, aglomerações e gestas ilegais também. Esse descumprimento de poucos custa muito caro para todos que estão cumprindo protocolos”, finalizou a secretária.

Departamento Regional de Campinas segue na fase amarela do Plano São Paulo – Foto:

A reclassificação desta sexta-feira manteve o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, do qual Americana e as demais cidades da Região do Polo Têxtil fazem parte, na fase amarela em função dos indicadores apresentados.

A região registra, por exemplo, 311,1 novos casos, 32,2 novas internações e 6,8 novos óbitos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes. Esses três indicadores estão dentro da fase amarela.

A ocupação de leitos de UTI Covid está em 68,8%, e o limite para a fase vermelha é de 75%.

Regras da fase amarela

O comércio pode funcionar por 12 horas diárias e os restaurantes por 10 horas. As regras da fase amarela ainda preveem 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows, continuam proibidos.

Quatro regiões são reclassificadas

Estão na fase amarela seis regiões, que concentram 69,5% da população do Estado de São Paulo. Sete regiões estão na fase laranja, cerca de 21,7% da população. Estão na fase vermelha, a mais restritiva, quatro regiões, que correspondem a 8,8% da população.

Na reclassificação desta sexta, as regiões de Presidente Prudente e Barretos recuaram à fase vermelha em função da alta ocupação de leitos.

Enquanto isso, duas regiões avançaram de fase após melhora nos indicadores. Franca passou de vermelho para laranja, e Sorocaba de laranja para amarelo.

Publicidade