29 de março de 2024 Atualizado 10:39

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Igrejas apostam nas celebrações online

Paróquias de Americana e Santa Bárbara d’Oeste vão usar as redes sociais para continuar realizando suas atividades religiosas

Por Danilo Reenlsober

20 de março de 2020, às 17h57 • Última atualização em 21 de março de 2020, às 09h18

Com a decisão da Arquidiocese de Limeira de suspender temporariamente as celebrações religiosas nas paróquias de Americana e Nova Odessa para evitar a proliferação do novo coronavírus, algumas igrejas encontraram na internet e nas redes sociais uma nova forma de continuar a realizar suas atividades. A ideia é transmitir as celebrações online, para que os fiéis assistam às missas sem sair de casa.

Em Americana, a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua é uma das igrejas que vão usar o Facebook para transmitir suas celebrações já neste fim de semana. A missa programada para as 10 horas deste domingo (22) poderá ser assistida pelo perfil oficial da Basília e será comandada pelo padre Valdinei Antônio da Silva.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Basília Santuário de Santo Antônio de Pádua vai transmitir missas através do Facebook

Outras igrejas da cidade vão seguir o mesmo procedimento. A Paróquia São João Bosco, na Vila Santa Catarina fará três transmissões: uma no sábado, às 18 horas, e duas no domingo, às 9 e às 19 horas. “Vamos transmitir as missas em vários horários para que os fiéis tenham opções”, disse Nilva Maria Trinca, secretária da paróquia.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

No bairro Praia Azul, a Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós também vai permitir que os fiéis assistam às celebrações de casa, com transmissões também pelo Facebook aos domingos, às 8 horas. “Essa será a primeira vez que vamos fazer algo parecido, então será uma experiência”, disse o secretário Phelipe Renan da Silva.

Já em Santa Bárbara d’Oeste, as missas pela internet devem começar a partir da próxima segunda-feira (23), data em que entra em vigor a suspensão de missas e celebrações pelo decreto da Diocese de Piracicaba.

De acordo com o padre William Martins Diácono, da Paróquia São José, na Vila Grego II, as celebrações pelas redes sociais devem começar no próximo fim de semana. “Temos celebrações aos sábados e domingos, mas estamos analisando qual o melhor horário para nós e também os fiéis”, disse. Já a Paróquia São Paulo Apóstolo, no Jardim das Laranjeiras, faz sua transmissão toda quinta-feira, às 19h30.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

{{1}}

Publicidade