29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SEGURANÇA

Com foco em Americana e região, 10º Baep é inaugurado em Piracicaba

Batalhão de elite da Polícia Militar vai atuar em cidades da região; solenidade nesta quinta teve participação do governador João Doria

Por Leonardo Oliveira

19 de dezembro de 2019, às 17h26 • Última atualização em 19 de dezembro de 2019, às 18h07

Inaugurado na manhã desta quinta-feira (19), em Piracicaba, o 10° Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) terá como prioridade o reforço do policiamento em quatro das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil). Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré foram citados como os municípios onde há uma necessidade de maior atenção da corporação.

A solenidade teve a participação do governador João Doria e do secretário estadual da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.

A proximidade com rodovias, grande fluxo de veículos e transporte de cargas são fatores que embasaram a decisão de concentrar esforços neste trecho, segundo o comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), tenente-coronel Érico Hammerschmidt Júnior. “Essas regiões respondem por 60% das ocorrências que nós temos na região toda (que tem 52 cidades)”, disse.

Foto: Governo do Estado
Solenidade marcou inauguração do 10º Baep, em Piracicaba, nesta quinta-feira

Segundo o coronel, esse trabalho se dará a partir de deslocamentos de viaturas diariamente e a realização de operações de combate ao crime organizado.

A estrutura do 10° Baep conta 250 policiais, 30 viaturas, drones, 26 cães farejadores e armas de grosso calibre, segundo o comandante do batalhão, o tenente-coronel Fernando Aparecido de Souza.

Além disso, duas turmas das escolas de soldados da PM de Limeira e Piracicaba se formarão até maio do próximo ano e a expectativa do comandante do CPI-9 é de que mais 90 policiais sejam adicionados ao efetivo do batalhão de ações especiais.

“É um reforço no policiamento da nossa área, policiais que foram treinados, têm o conhecimento técnico. É um batalhão novo, que tem equipamentos a altura da necessidade do serviço e tenho certeza que vai nos ajudar bastante”, destaca o tenente-coronel Luiz Horácio Raposo Borges de Moraes, que comanda o 19° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), do qual fazem parte Americana e Santa Bárbara d’Oeste, dentre outros municípios.

Foto: Governo do Estado
O governador João Doria participou de solenidade de inauguração do 10º Baep, em Piracicaba, nesta quinta

Um grande público esteve presente na inauguração do 10° Baep, com sede no bairro Taquaral, em Piracicaba. Todos os policiais foram perfilados e houve desfile de viaturas ao fim do pronunciamento do governador João Doria (PSDB).

“Eu prometi e cumpri. Segurança pública é uma das prioridades do nosso governo, e esse cumprimento está sendo feito também em Piracicaba, ao entregarmos este Baep. Esse batalhão especial da Polícia Militar treinado pela Rota, que é a elite da Polícia Militar”, disse Doria.

ATUAÇÃO

O 10° Baep atuará como um braço dos batalhões de área, como são os casos do 19° BPMI/I e 48° BPM/I, que realizam o policiamento diário nas cidades da RPT. Ele será acionado em ocorrências de maior complexidade, como situações com reféns, que envolvam uso de explosivos, em operações do MP (Ministério Público), em fugas de mata, etc.

Foto: Governo do Estado
Solenidade marcou inauguração do 10º Baep, em Piracicaba, nesta quinta-feira

Cada viatura de Baep é composta por quatro policiais armados com fuzis, por isso os agentes passaram por treinamento com a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) e os batalhões de choque da capital paulista.

Publicidade