19 de abril de 2024 Atualizado 20:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ESTIAGEM

Com chuva abaixo do esperado, Consórcio PCJ alerta para risco de desabastecimento

Municípios estão em situação normal, mas população deve dar sua contribuição nos próximos meses

Por Ana Carolina Leal

10 de maio de 2022, às 07h57

Estiagem reduz a vazão do Rio Piracicaba em Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Com chuvas abaixo do esperado no mês de abril, o Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) emitiu, nesta segunda-feira, um alerta aos municípios e empresas associados à entidade sobre um possível risco de desabastecimento. Na RPT (Região do Polo Têxtil), cidades afirmam que situação está sob controle, porém, pedem a colaboração da população para evitar problemas futuros.

Em abril, a precipitação média registrada nas Bacias PCJ foi de 37,27 milímetros, 35,6% abaixo do volume, que é de 57,87 milímetros. “Os indicadores meteorológicos sinalizam o que teremos no período entre junho e setembro, com alguns municípios enfrentando problemas de abastecimento de água em virtude da previsão de baixo índice de chuva”, observa José Cezar Saad, coordenador de Projetos do PCJ.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana afirma que a construção do barramento no Rio Piracicaba aconteceu justamente para que o município tivesse garantia de abastecimento durante a estiagem. Em Santa Bárbara d’Oeste, as represas estão dentro do volume de água para a época, mas medidas emergenciais para o abastecimento estão preparadas pelo DAE em caso de necessidade.

Na cidade de Nova Odessa, o total de água bruta armazenada nas represas do município vem se mostrando normal para o período e por enquanto não há qualquer previsão de suspensão de abastecimento. 

Em Sumaré, apesar de os mananciais se encontrarem em condições normais, a empresa responsável pelos serviços no município, BRK Ambiental, diz que já adotou um plano de contingência, assim como realizado em 2021, para enfrentar o período de seca.

No município de Hortolândia, mesmo com o abastecimento em situação normal, a Sabesp reforça a orientação para uso consciente da água. “A cooperação da população com ações simples faz toda a diferença”.

Publicidade