28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Com baixa umidade do ar, prefeituras reforçam ações na estiagem

Com média de umidade a 30%, Região do Polo Têxtil reforçam monitoramento de queimadas

Por

30 de julho de 2020, às 14h09 • Última atualização em 30 de julho de 2020, às 14h10

Com a umidade relativa do ar na faixa dos 30%, as prefeituras da RPT (Região do Polo Têxtil) estão reforçando o controle e as orientações sobre a estiagem, pois com a falta de chuvas as chances de queimadas na região aumentam.

Além da maior incidência de queimadas, a baixa umidade do ar, aliada a concentração da poluição, ajuda a aumentar os casos de gripe, viroses, doenças respiratórias e alergias, além do aumento de dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação nos olhos, nariz e garganta.

Com a falta de chuvas, chances de queimadas na região aumentam – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em Hortolândia, por exemplo, a Defesa Civil está promovendo a “Operação Estiagem”, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, e segue até 31 de setembro. O objetivo é evitar e monitorar queimadas em áreas verdes e espaços públicos do município.

De acordo com a Secretaria de Segurança de Hortolândia, mesmo com a intensificação do monitoramento das áreas de queimadas, é necessária a colaboração da população para não descartar, irregularmente, entulho, recicláveis ou material orgânico em áreas verdes e espaços públicos. Estas ações são crime ambiental e estão sujeitas a multa.

As denúncias pela população podem ser realizadas de forma anônima pelo aplicativo “Programa Agenda Verde”, disponível para download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store.

Americana
Americana não entrou na operação, mas afirmou que diariamente há vistoria da Defesa Civil nas áreas de maior risco de fogo em vegetação, como a Gruta Dainese, Parque Universitário, Vila Bertine, São Luiz e região do Salto Grande.

Ainda afirmou que a população pode colaborar com o combate a queimadas fazendo denúncias junto ao Grupo de Proteção Ambiental, da Gama (Guarda Municipal de Americana), no número 153.

Santa Bárbara d’Oeste
A Defesa Civil de Santa Bárbara esclareceu, em nota, que realiza rotineiramente vistoria em áreas de mata e canaviais, além de auxiliar o Corpo de Bombeiros em ocorrências de incêndio.

Queimadas têm sido recorrentes no município, inclusive em terrenos de empresas como a Raízen, o que fez com que a prefeitura passasse a notificar e cobras providências empresas

A população também pode denunciar focos de incêndios para a Defesa Civil, no 199, e para o Corpo de Bombeiros, no 193.

Sumaré
A Defesa Civil de Sumaré afirmou que a “Operação Estiagem” ainda não foi acionada porque o município não se encontra em situação de alerta, com a umidade relativa do ar abaixo dos 20%. O índice na cidade tem se mantido na casa dos 32% nos últimos dias.

Mesmo assim, ressaltou que as fiscalizações nesse período do ano foram intensificadas. O atendimento das ocorrências acontece 24h, por meio do telefone 199 da Defesa Civil ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros.

Previsão do tempo
De acordo com o site de meteorologia Climatempo, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias na Região do Polo Têxtil.

Em Americana, a umidade do ar nesta quinta-feira (30) pode ter o maior aumento da semana, chegando a 54%, mas volta para a casa dos 30% até o final da semana. Sábado e domingo deve ter temperaturas máximas de 28ºC e mínimas de 14ºC.

Publicidade