Cidades da RPT iniciam ações do ‘Outubro Rosa’

SB e Hortolândia terão mutirão de exames de mamografia no mês de combate ao câncer de mama; Americana troca alimentos por vale camiseta de caminhada


As cidades de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil), terão neste mês diversas ações relacionadas ao ‘Outubro Rosa’, campanha que visa a conscientização e combate ao câncer de mama.

Em Santa Bárbara d’Oeste, o município realiza diversos mutirões de exames de mamografia e papanicolau, além de palestras, orientações e a Caminhada Rede Rosa, no próximo domingo, dia 9. A cidade ainda terá o Dia D do combate ao câncer de mama, no dia 15 de outubro. Seguindo o exemplo de diversas cidades brasileiras, a prefeitura também providenciou iluminação na cor rosa para alguns pontos da cidade.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação
Santa Bárbara d’Oeste é a cidade da RPT com o maior número de ações já programadas para o ‘Outubro Rosa’

Em Hortolândia, o Dia D será na próxima segunda-feira, dia 10, quando os funcionários da Saúde estarão todos vestindo rosa e serão ministradas palestras de orientação para mulheres, além da realização de mamografias para pacientes com idade entre 40 e 49 anos sem a necessidade de encaminhamento médico.

Já em Sumaré, nesta sexta-feira, dia 7, funcionários da Secretaria de Saúde e membros do Lions e do Rotary realizam um mutirão na Unidade Básica de Saúde do Jardim Denadai, na região da Área Cura, com solicitações de exames de mamografia e de câncer de ovário.

No sábado (8), O Centro de Saúde II, no Centro, terá palestras sobre a prevenção do câncer de ovário e sobre a Saúde da Mulher.

Foto: Prefeitura de Sumaré / Divulgação
Sumaré também terá caminhada para conscientização da população sobre o câncer de mama

O município informa ainda que, durante todas as terças, quartas e quintas-feiras de outubro, a Unidade de PSF (Programa Saúde da Família) do Jardim Maria Antonio realiza ações do programa Saúde da Mulher.

Em Nova Odessa, o Ambulatório de Especialidades realizará solicitações de exames de mamografia no dia 22 de outubro mas, diariamente, as cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade realizam o trabalho de orientação sobre como prevenir o câncer de mama.

A cidade ainda tem a Caminhada Outubro Rosa, marcada para o dia 29, com saída em frente ao Paço Municipal.

Por fim, Americana informou, através da assessoria, que realiza a partir desta quinta-feira (6) a coleta de um quilo de alimento não perecível em troca de um vale camiseta para a Caminhada Outubro Rosa, que acontece no dia 23 de outubro.

Os interessados devem procurar a sede do Fundo Social de Solidariedade até o dia 21 e retirar seu vale.

Programação

Americana: Retirada de vale camiseta da Caminhada Outubro Rosa mediante entrega de um quilo de alimento não perecível até o dia 21 de outubro, na sede do Fundo Social de Solidariedade, na Rua Antônio Frezzarin, 412, no Jardim São Pedro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A caminhada ocorre no dia 23

Hortolândia: Dia D do Outubro Rosa no dia 10, com a realização de exames de mamografia nas Unidades Básicas de Saúde e do Programa Saúde da Família da cidade. Os exames devem ser agendados nestas mesmas unidades de segunda a sexta-feira.

Palestras sobre prevenção e conscientização sobre câncer de mama no Centro Especializado da Saúde da Mulher “Maria José Santos Ferreira”, na Rua Caminho da Servidão, 255, no Jardim Green Park Residence.

Nova Odessa: Atendimentos em ginecologias no dia 22 de outubro, no Ambulatório de Especialidades, com encaminhamentos para mamografia em caso de necessidade. No dia 29 acontece a Caminhada Outubro Rosa, às 8h, com saída em frente ao Paço Municipal.

Santa Bárbara: A Caminhada Rede Rosa acontece neste domingo (9), às 8h, com saída em frente ao Shopping VIC Center, no Jardim Fernando Mollon. No dia 15, será realizado o Dia D, no Centro Médico de Especialidades, na Rua Graça Martins, 45, no Centro.

Neste dia, serão realizadas atualizações do Cartão SUS, solicitações de mamografia, orientações sobre violência às mulheres portadoras de câncer, maquiagem, corte de cabelo para doação, quick massage com fisioterapeuta, orientações sobre o Programa Saúde sem Tabaco e Alimentação Saudável, entrega de folders e laços cor de rosa, exposição de artefatos das pacientes e voluntárias da Rede Feminina, além de apresentação de Dança do Ventre Vivência (9 horas) e Roda de Conversa com profissionais da Saúde (10 horas).

Nas Unidades Básicas de Saúde Unidades Básicas de Saúde haverá solicitação de mamografia, Sala de Espera Ativa sobre o movimento, mutirão de papanicolau e orientações sobre Saúde da Mulher.

Sumaré: Mutirão sobre exames de câncer de ovário e mamografia nesta sexta-feira, dia 7, e no sábado, dia 8, no Jardim Denadai. Ainda no sábado, o haverá um mutirão de conscientização de combate ao câncer de ovário e palestra de Saúde da Mulher, no Centro de Saúde II, na Rua Antônio do Vale Mello, n° 1.510, Centro.

Além disso, todas as terças, quartas e quintas-feiras de outubro, no PSF Maria Antônia, na Região do Maria Antônia, das 7 às 8 horas, haverá ações de Saúde da Mulher.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora