20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Eleições

Cidades da região têm plantão para biometria neste sábado

Os eleitores dos municípios com cadastro obrigatório para a próxima eleição têm até o dia 19 de dezembro para regularizar situação e evitar problemas

Por Maíra Torres

19 de setembro de 2019, às 18h31 • Última atualização em 19 de dezembro de 2019, às 10h37

Neste sábado (21) os cartórios eleitorais de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia estarão abertos das 8h às 13h para dar continuidade ao serviço de cadastro biométrico. É preciso agendar horário pelo site.

Em Santa Bárbara, Hortolândia e Nova Odessa, municípios em que a biometria é obrigatória para a próxima eleição, todos os eleitores devem realizá-la até 19 de dezembro, sob pena de cancelamento do título eleitoral.

Foto: Marlon Oliveira
Quem não cadastrar a biometria nas cidades cuja medida é obrigatória, pode ter o título de eleitor e o CPF cancelados

Em Americana e Sumaré, os outros municípios da RPT (Região do Polo Têxtil), o processo não é necessário para a próxima eleição.

De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apenas 54% da população votante de Santa Bárbara, 49% de Hortolândia e 59% de Nova Odessa já haviam se cadastrado até a manhã desta quinta-feira (19).

CPF

Os eleitores que não comparecerem até o prazo final terão seus títulos cancelados, implicando em uma série de restrições. Além de serem impedidos de votar, eles também não terão mais acesso a empréstimos em bancos oficiais, inscrição em concursos públicos e emissão de passaportes, entre outras limitações.

Para fazer o cadastramento, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade