19 de janeiro de 2022 Atualizado 17:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

IMUNIZANTE

Cidades da região seguem com vacinação contra a Covid nas UBSs

Americana, Santa Bárbara e Hortolândia incluíram a vacina à rotina das unidades

Por *Stela Pires

04 jan 2022 às 08:32 • Última atualização 04 jan 2022 às 08:33

Cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) seguem com a vacinação contra a Covid-19 em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em 2022. Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Hortolândia aderiram ao modelo e já estão vacinando nas unidades.

Em Americana, as doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h, incorporadas à rotina das salas de vacinas das UBSs e sem necessidade de agendamento para aplicação. As unidades de saúde irão oferecer os imunizantes da Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Janssen. 

A Secretaria de Saúde continuará avaliando a necessidade de manter postos de vacinação aos sábados, conforme o movimento nas unidades durante a semana e a demanda existente. No momento, o município conta com 86,47% da população vacinável com esquema vacinal completo.

Em Santa Bárbara também estão disponíveis primeiras e segundas doses, além de doses adicionais para os públicos já inseridos na campanha e sem necessidade de agendamento. Dois dos 12 postos trabalharão em horário estendido.

De segunda a sexta-feira, os seguintes postos estarão funcionando das 7h30 às 16h: UBS do Linópolis, UBS do São Fernando, UBS do 31 de Março, UBS do Jardim Esmeralda, UBS do Cruzeiro do Sul, UBS do Planalto do Sol 2, UBS Regional Zona Sul, UBS do São Francisco, UBS do Mollon e UBS do Jardim Laudissi/Romano.

Já a UBS do Jardim Europa e UBS da Cidade Nova irão aplicar as doses de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Na cidade, 82,9% já recebeu as duas doses, e 93% está com ao menos uma dose. Com a dose adicional são 18,6%, representando 31.052 pessoas.

Já Hortolândia optou pelo esquema de revezamento entre as unidades básicas. A vacinação é feita em diferentes unidades em cada dia da semana, no horário das 8h às 15h30. Como forma de evitar o desperdício de doses, Secretaria de Saúde informa que, a partir das 14h, a imunização é feita conforme a quantidade de pessoas que estiverem presentes no ponto de vacinação.

Na segunda-feira, a aplicação acontece nas unidades do Figueiras, Novo Ângulo, Orestes Ôngaro e Dom Bruno Gamberini; terça no Amanda I, Nova Europa, Parque do Horto e Rosolém; quarta-feira no Campos Verdes, Santiago e São Jorge; quinta nos bairros Santa Esmeralda e Taquara Branca; e, na sexta-feira, no Adelaide, Amanda II, Santa Clara e São Bento.

Na cidade é necessário agendar apenas a aplicação da dose adicional. Segundo a Secretaria de Saúde, 98% da população do município, mais de 193.000 pessoas, já recebeu a 1ª dose. Os faltosos da 2ª dose na cidade são 10.245 pessoas e da 3ª, são 43.900 pessoas faltantes.

Em Nova Odessa, os pontos de vacinação permanecem os mesmo neste ano, nas UBSs 1 e 5. Por lá, são 44.663 pessoas com o esquema vacinal completo, sendo 73,27% da população.

A Prefeitura de Sumaré não informou se haverá mudanças nos pontos de vacinação.

*Estagiária, sob supervisão de Luciano Bianco

Publicidade