19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PLANO SÃO PAULO

Cidades da região analisam reabertura de parques

Apesar de permitidos na fase amarela, espaços não foram liberados pelas prefeituras da Região do Polo Têxtil

Por

12 de agosto de 2020, às 08h57 • Última atualização em 12 de agosto de 2020, às 09h21

As cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) analisam como será realizada a reabertura de parques públicos. Apesar do avanço para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo na última sexta-feira (7), nenhuma prefeitura autorizou o funcionamento desses espaços até o momento.

Segundo o governo paulista, os parques podem abrir nesta etapa e seguem as mesmas regras das atividades físicas. Contudo, no caso de parques municipais, são as prefeituras que decidem se abrem ou não, assim como as regras e horários que serão implementados.

Em Americana, por enquanto, Jardim Botânico segue fechado – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em Americana, a questão não foi avaliada em um primeiro momento. Por ora, todos os parques seguem fechados, incluindo o Jardim Botânico, um dos cartões postais da cidade.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, uma eventual reabertura deverá ser discutida somente após a nova reclassificação das regiões, agendada para 21 de agosto, para saber se Americana continuará no amarelo.

Já o Parque Ecológico “Cid Almeida Franco” deve levar mais tempo para ser liberado para visitação. O motivo é a preocupação sobre os efeitos da Covid-19 nos animais. O número de funcionários afastados também influencia.

“Nós não temos nenhum estudo muito certo ainda se o coronavírus pode afetar os animais, ser transmitido para os animais. Outro problema é que temos muitos funcionários com mais de 60 anos, com comorbidades, e que estão afastados. Tem essa dificuldade de estrutura para receber [visitas]”, explicou Giuliani.

As prefeituras de Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré informaram que os parques municipais seguem fechados e que o assunto será analisado pelos respectivos comitês.

Podcast Além da Capa
Americana e região avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio do “Além da Capa” dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade