24 de Maio de 2020 Atualizado 18:45

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Dia das Mães

Cemitérios de quatro cidades da RPT funcionam neste domingo, mas com restrições

Medidas de segurança serão recomendadas e até mesmo exigidas nos estabelecimentos em Americana, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia

Por Paula Nacasaki

09 Maio 2020 às 17:49

Cemitérios de quatro cidades RPT (Região do Polo Têxtil) abrirão neste domingo (10), Dia das Mães, adotando cuidados para evitar aglomerações e possível transmissão do novo coronavírus (Covid-19).

Funcionam neste domingo os campos santos das cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Sumaré. Apenas a Prefeitura de Nova Odessa optou pelo não funcionamento.

Cemitérios funcionam em Americana, Santa Bárbara, Sumaré e Hortolândia neste domingo, mas com restrições – Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal

Em Americana, os cemitérios do Parque Gramado e da Saudade funcionam das 7h às 17h. Guardas municipais estarão nos locais orientando os visitantes para evitarem aglomerações. A prefeitura ressaltou a obrigatoriedade do uso de máscaras e medidas de proteção àqueles que forem aos locais.

No ano passado, apenas no cemitério do Parque Gramado, mais de 10 mil pessoas visitaram entes falecidos na data. A expectativa neste ano, devido ao isolamento social, é bem menor, segundo a administração.

Na cidade de Santa Bárbara, os cemitérios municipais (Central e Cabreúva) também funcionarão normalmente, das 7h às 17h. O Setor de Fiscalização de Obras e Posturas, a Guarda Municipal e servidores que atuam nos locais farão orientações aos visitantes para que evitem aglomeração e usem máscaras.

Sobre expectativa de público, a assessoria de imprensa informou que é difícil prever e não informa o total de visitantes do ano anterior.

Em Sumaré não haverá atividade comercial das barracas cadastradas. A Guarda Municipal também fará ronda pelos arredores a fim de reforçar essa determinação. Outras orientações ficarão a cargo da Fiscalização Municipal.

Haverá ainda álcool gel na entrada, além da obrigatoriedade do uso de máscara pelos visitantes, que deverão manter a distância mínima de 2 metros. O horário de funcionamento será entre 8h e 17 horas.

Já em Hortolândia não há cemitério municipal, mas o Grupo Flamboyant, responsável pelo Cemitério Parque Hortolândia, informou que funcionará normalmente e cobrará dos visitantes o cumprimento de medidas de segurança.

Os funcionários ainda ficarão responsáveis por colocar mensagens que receberam via internet dos familiares dos falecidos na árvore das homenagens. Esta ação todo ano é realizada pelos visitantes, porém, devido ao isolamento, os colaboradores da empresa ficarão encarregados por manter essa tradição.

Nova Odessa é a unica cidade da RPT que manterá o cemitério fechado. De acordo com a administração, o objetivo é evitar aglomerações para impedir a propagação do vírus. A prefeitura reforça que a medida já acontece desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).