Cartórios eleitorais suspendem atendimento presencial

Medida foi adotada para impedir circulação de coronavírus, atendendo a determinação do TRE; apenas casos urgentes serão atendidos


Os cartórios eleitorais da região suspenderam o atendimento presencial nesta terça-feira (17). A medida vale até o dia 31 de março e atende a uma determinação do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, que tem como objetivo evitar a circulação do coronavírus.

Todos os horários agendados entre 17 e 31 de março foram suspensos. Segundo o TRE, esses eleitores devem reagendar o atendimento para momento posterior, quando a situação do atendimento se normalizar.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Aviso sobre suspensão do atendimento em um dos cartórios eleitorais de Americana

Os funcionários estarão trabalhando em horário reduzido, das 12h às 16h, e os atendimentos estão sendo feitos apenas por telefone. Eleitores que tiverem dúvidas podem entrar em contato com os cartórios nesse horário. Veja abaixo a lista de contatos dos cartórios da região.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Chefe do cartório de Americana, Márcio Uchida disse que o TRE está avisando as pessoas com horários agendados para informar sobre a suspensão. Os contatos estão sendo feitos por meio dos telefones ou e-mails informados para agendamento.

“Como temos contato direto com o eleitor e recebemos muitas pessoas de fora, que vêm para o cartório regularizar a situação, então ficamos realmente expostos a pessoas que foram contaminadas com Covid-19″, analisou Ushida.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Horários de atendimento que estavam agendados foram todos cancelados

Chefe do cartório de Nova Odessa, Rodrigo Fernandes Gonçalves citou algumas situações emergenciais nas quais os cartórios poderão atender presencialmente nesse período, mas lembrou que são casos excepcionais.

Ele apontou situações em que o eleitor precisa prestar contas da Justiça Eleitoral para assumir cargo em serviço público, universidade ou então expedir passaporte para viagem urgente ao exterior.

BIOMETRIA

A suspensão do atendimento presencial também pode afetar a regularização de eleitores de três cidades da região que têm biometria obrigatória.

Os moradores de Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa e Hortolândia que não fizeram o cadastro até o final do ano passado estão irregulares com a Justiça Eleitoral. Para votar nas eleições 2020, eles têm até o dia 7 de maio para regularizar a situação.

Em relação à biometria, Gonçalves afirma que não recebeu nenhuma orientação do TRE.

“Nesse momento, não sei adiantar o que vai ser feito, o que o TRE vai determinar para futuro em relação a essa crise. É uma coisa inédita, nunca imaginamos que isso poderia acontecer, então não sabemos até que ponto pode prejudicar ainda mais situação eleitores que não fizeram. Mas ainda não temos como avaliar”, declarou o chefe do cartório de Nova Odessa.

Procurado, o TRE confirmou que o prazo para regularização do título continua sendo a data do fechamento do cadastro eleitoral, conforme Lei das Eleições.

Telefones

  • Cartório Eleitoral de Americana – zona 158: 3462-6154/ 3405-5512
  • Cartório Eleitoral de Americana – zona 384: 3468-6377
  • Cartório Eleitoral de Hortolândia: 3909-1261/1871
  • Cartório Eleitoral de Nova Odessa: 3466-1475
  • Cartório Eleitoral de Santa Bárbara d’Oeste: 3463-4002/3454-3777
  • Cartório Eleitoral de Sumaré – zona 230: 3828-8081/3873-8117/9238-2628
  • Cartório Eleitoral de Sumaré – zona 362: 3864-2578/3832-5554.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora