18 de abril de 2024 Atualizado 19:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imunização

Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa na sexta na região

Vacinação contra cerca de 20 doenças segue até o dia 29 de outubro nos municípios

Por

29 de setembro de 2021, às 11h25 • Última atualização em 29 de setembro de 2021, às 11h41

A Campanha Estadual de Multivacinação para crianças de todas as faixas etárias e adolescentes de até 15 anos tem início nesta sexta-feira (1º) nas cidades da região. A ação segue até 29 de outubro.

De acordo com o governo estadual, a medida contribui para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado nos últimos anos. No total, serão oferecidos 16 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças.

Previsão é que o “Dia V” da campanha seja realizado em 16 de outubro – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

Os pais ou responsáveis devem levar os menores com a carteira de vacinação em mãos para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço.

Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Em Americana, a campanha será realizada em todas as UBSs (Unidade Básica de Saúde) do município. Em Hortolândia e Sumaré, a aplicação dos imunizantes também serão feitas em todas as unidades de saúde dos municípios.

Já em Santa Bárbara, a administração municipal informou que as vacinas estarão disponíveis nas UBSs “Dr. Jeber Juabre”, “São Fernando”, “31 de Março”, “Jardim Esmeralda”, “Cruzeiro do Sul”, “Planalto do Sol 2”, “Regional Zona Sul”, “Cidade Nova”, “São Francisco”, “Jardim Europa”, “Mollon” e do “Jardim Laudissi”.  

A Prefeitura de Nova Odessa foi questionada se irá a aderir ao programa, mas não respondeu ao questionamento até o fechamento desta reportagem.

Vacinas oferecidas

As vacinas disponibilizadas durante a campanha são: DTP e pentavalente; BCG; polio; tríplice viral e SCRV; hepatite A e B; varicela e SCRV; febre amarela; HPV; rotavírus humano G1P1; meningo C; meningo ACWY e pneumo 10 valente.  

Para adolescentes entre 12 e 15 anos, que estão também sendo imunizados contra o coronavírus, não será necessário intercalar as vacinas, sendo possível recebê-las concomitantemente.

Publicidade