‘Boas Histórias’ colocou o bem em evidência no LIBERAL

Criada em junho deste ano, editoria trouxe o lado bom do dia a dia de Americana e cidades da região; retrospectiva lembra 12 momentos


Dedicar um espaço ao que há de positivo nas páginas de um jornal nem sempre é tarefa fácil. Isso porque mostrar o que está errado – para que seja notado e reparado – é uma missão diária do Jornalismo. Em junho, o LIBERAL, porém, se propôs a criar uma página na edição impressa que fosse dedicada, exclusivamente, ao lado bom do que ocorre no cotidiano de sua área de cobertura, em Americana, Santa Bárbara d’Oeste e região.

Era uma forma de não deixar o leitor esquecer que, apesar de tudo, há ainda espaço para ações que promovem uma vida melhor na comunidade.

Desde então, foram 30 reportagens positivas publicadas, que atraíram grande audiência digital e nas redes sociais, principalmente.

Publicado às quartas, o Boas Histórias trouxe personagens locais que praticam o bem e servem de inspiração aos leitores, seja os que acompanham por estas folhas impressas ou aqueles que preferem as versões digitais do conteúdo.

Para marcar a virada do ano, o primeiro Boas Histórias deste 2020 traz uma retrospectiva de suas melhores páginas.

Uma breve coletânea de episódios para fazer o leitor se inspirar para o novo ano que começa nesta quarta-feira.

Foto: Leonardo Oliveira / O Liberal
Moradores da casa no Nova Americana e funcionários tem convivência de aprendizado e solidariedade

5.junho.2019: Missão do bem

Um grupo de voluntários tem um grande objetivo a cumprir: ajudar moradores de rua, dependentes de droga e álcool, no complexo processo de ressocialização. Trata-se do “Missão Jeito de Ser”, que atua em Americana.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
A professora de artesanato Yolanda Pereira Nazário coordena o grupo

12.junho.2019: Pontos que aquecem

A partir do tricô, mulheres voluntárias se uniram para produzir peças para aquecer bebês que nascem na maternidade municipal de Nova Odessa, uma iniciativa que nasceu no grupo de artesanato do Clube da Melhor Idade, na cidade.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
“Ações Sementinhas” busca promover conscientização

10.julho.2019: De semente em semente

Idealizado pela dona de casa Edna Nardi Mendes Camilo, o projeto “Ações Sementinhas” promove iniciativas de conscientização e preservação ambiental em escolas e espaços públicos de Americana e Santa Bárbara d’Oeste.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Milani no canteiro central da Avenida Abdo Najar, um dos pontos visitados por ele de forma rotineira durante as caminhadas

17.julho.2019: O certo pelo certo

Sozinho, o aposentado Emilson Milani, de 61 anos, sai de casa todas as manhãs para caminhar pela região do bairro Nova Americana e aproveitar para recolher o lixo que encontra no caminho.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Bruna é mãe de duas meninas (Eduarda e Isabela): daí vem o nome da página mantida por ela no Instagram

31.julho.2019: Socorro online

A enfermeira Bruna Busnardo, de Americana, resolveu gravar vídeos explicando procedimentos de primeiros socorros. Ela criou o perfil @mamaesocorrista, no Instagram, e passou a ver as dicas compartilhadas pela internet.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Soldado Hugo colocou carro para ser rifado para ajudar no tratamento da irmã

7.agosto.2019: Por um bem maior

Para ajudar a bancar o tratamento da irmã, internada na época com uma síndrome rara, o soldado Deivid Hugo da Costa, da Polícia Militar de Sumaré, decidiu rifar o único carro que tinha para arrecadar os recursos necessários.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
Resultado do trabalho de inclusão foi apresentado à Diretoria Regional de Ensino e a profissionais da área

25.agosto.2019: Linguagem universal

Alunos do sexto ano da escola estadual Olympia Barth de Oliveira, em Americana, resolveram mobilizar colegas e funcionários para colaborar na inclusão de um dos estudantes, que é deficiente auditivo.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Silmara é mãe de dois filhos, além de ser vista também como referência por outras crianças que vivem na favela, no Parque da Liberdade

9.outubro.2019: Suor e celebração

Uma catadora de materiais recicláveis da favela Zincão, no Parque da Liberdade, em Americana, se desdobra para manter a tradição de realizar pelo menos três festas anuais para as crianças do local.

Foto: Divulgação.JPG
Proprietário do Pomodoro, André pede que a pessoa leve apenas sua própria vasilha para a refeição

16.outubro.2019: Refúgio contra a fome

A disposição do Restaurante Pomodoro em oferecer até 12 refeições grátis por dia a moradores de rua em Americana viralizou nas redes sociais, numa tentativa de ajudar e inspirar solidariedade.

Foto: Leonardo Oliveira / O Liberal
Carlos André de Souza, o Toquinho

30.outubro.2019: Além do expediente

Nos momentos de folga ou após o trabalho, o tecelão Carlos André de Souza, conhecido como Toquinho, criou uma escolinha de futebol para tirar crianças das ruas no Jardim Alvorada, em Americana.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Escola Estadual Dilecta Ceneviva Martinelli, em Americana, lançou jornal impresso

4.dezembro.2019: Resumo impresso

Professores e alunos da escola estadual Dilecta Ceneviva Martinelli, em Americana, se uniram para criar um jornal impresso sobre os acontecimentos da comunidade escolar, em uma iniciativa que teve apoio do LIBERAL.

Foto:
Casal de idosos adotam canteiro no Jardim São Pedro

11.dezembro.2019: Flores no caminho

Um casal de idosos – Daniel, 89, e Neuza, 84 – transformou uma rotatória no Jardim São Pedro, em Americana, de ponto de descarte de lixo em um jardim florido. A dedicação se dá há pelo menos 30 anos.

Se você conhece uma boa história que todo mundo merece saber, conte para a gente! Ela pode virar uma reportagem no LIBERAL. Escreva para redacao@liberal.com.br ou envie mensagem para o WhatsApp do LIBERAL, no (19) 99271-2364, clicando aqui.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora