26 de Maio de 2020 Atualizado 12:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Bebês internados em UTI da Unicamp testam negativo para coronavírus

A notícia foi recebida com alívio pela equipe médica do Hospital das Clínicas

Por Agência Estado

06 abr 2020 às 11:35 • Última atualização 06 abr 2020 às 14:54

Essa segunda-feira começou com uma boa notícia em meio ao avanço do novo coronavírus (Covid-19) em São Paulo. Cinco bebês internados na pediatria do Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, que na semana passada eram suspeitas de terem contraído a covid-19, testaram “negativo” para a doença. Dois deles seguem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e três foram para a enfermaria.

O resultado dos exames mostra que as cinco crianças, todas com idade abaixo de dois anos, entre elas duas que necessitavam de ventilação mecânica na UTI, não têm a doença. A notícia foi recebida com alívio pela equipe médica chefiada pelo emergencista pediátrico Fernando Belluomini.

Na semana passada, Belluomini relatou ao jornal O Estado de S. Paulo a preocupação da equipe em razão de suspeita de contaminação das crianças hospitalizadas. A pediatria da Unicamp tem uma UTI com 20 leitos, onde estavam as crianças e bebês, e uma enfermaria, com cerca de 30 leitos.

“Daqueles cinco, três já tiveram alta para a enfermaria. Outros dois continuam na UTI porque ainda têm insuficiência respiratória grave, um deles em ventilação mecânica”, informou o chefe da unidade. O critério médico é o grau de dificuldade que os bebês têm para respirar. “Se é mais leve, fica na enfermaria no oxigênio; se é mais grave, vai para a UTI”, explicou Belluomini.

Na enfermaria da pediatria da Unicamp, segundo o especialista, havia ainda outras dez crianças internadas aguardando resultados para exames da covid-19. “Já soube que quatro desses da enfermaria também já tiveram exames negativos”, disse o médico. “Do ponto de vista prático, não isolamos ainda nenhuma criança com coronavírus”, afirmou.