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MODELO MAIOR

Aumento no número de vagões reduz passagem de trens pela região

Capacidade das composições aumentou aproximadamente 50% após mudança; de acordo com a Rumo, novo sistema completou um ano em março

Por Rodrigo Alonso

07 de maio de 2022, às 07h42 • Última atualização em 07 de maio de 2022, às 07h46

Modelo de 120 vagões passou a ser utilizado na malha da região - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Os trens que atravessam Americana e região, hoje, estão maiores, com 120 vagões. Como consequência, as composições têm passado menos pelos municípios.

Em vigor desde março de 2021, o novo modelo representa um aumento de aproximadamente 50% de capacidade em relação aos trens que antes circulavam com 80 vagões, de acordo com a Rumo, empresa responsável pela malha ferroviária.

Modelo de 120 vagões passou a ser utilizado na malha da região – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Só no ano passado, a concessionária contabilizou 1.585 viagens com o modelo de 120 vagões, que equivalem, proporcionalmente, a 2.377 viagens de trens com 80 vagões. Ou seja, 792 viagens deixaram de ser feitas por causa dessa mudança no sistema. Ainda segundo a Rumo, Americana e região fazem parte do principal corredor do agronegócio brasileiro, que conecta o município de Rondonópolis, no Mato Grosso, até o Porto de Santos.

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Com 11,5 mil toneladas úteis a bordo de cada composição, a operação registrou volume mensal histórico em março deste ano, com pelo menos 5,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) – índice determinado pela multiplicação da tonelada útil transportada pela distância percorrida.
Antes dessa marca, a empresa havia registrado recorde anual em 2021, com 64 bilhões de TKU movimentadas ao longo do ano.

“É uma operação que já trouxe ganhos operacionais expressivos, e a expectativa é ainda maior para 2022 e para os próximos anos”, diz Thiago Alvarenga, gerente executivo de planejamento da Rumo.

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Conforme o LIBERAL noticiou em 2021, a linha férrea entre Americana e Nova Odessa precisou passar por uma obra para que pudesse receber os três com 120 vagões. A reforma envolveu adequações em pátios, postos de abastecimento e sinalizações.

PRODUTO
Esse novo modelo utilizado pela concessionária está sendo impulsionado pela produção de soja.

Uma estimativa do Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) aponta para uma colheita de 39,4 milhões de toneladas no Mato Grosso na safra 2021-2022, o maior volume da série histórica – 9,5% superior à quantidade colhida na última safra.

Atualmente, a empresa embarca uma média de 6,5 trens por dia em direção ao Porto de Santos, dos quais cinco partem de Rondonópolis, de onde pelo menos 74 mil toneladas de grãos saem por dia.

“A cada 10 mil toneladas transportadas pela ferrovia, no comparativo com as rodovias, é possível evitar a emissão de aproximadamente 1,5 mil toneladas de CO², uma compensação equivalente ao plantio de mais de 10 mil árvores na Mata Atlântica”, afirma Alvarenga.

O trem com 120 vagões possui 2,2 quilômetros de comprimento e equivale à capacidade média de 261 caminhões. A composição com 80 vagões, por sua vez, tem 1,5 quilômetro de extensão e equivale à capacidade média de 173 caminhões.

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