25 de abril de 2024 Atualizado 08:52

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Após saidinha, 34 detentos não retornam para presídios

Presos saíram para o feriado de Corpus Christi e deveriam ter retornado às unidades prisionais no último dia 20

Por Maria Eduarda Gazzetta

24 de junho de 2022, às 11h02 • Última atualização em 24 de junho de 2022, às 11h03

Após a saidinha do feriado de Corpus Christi, que permitiu detentos em regime semi-aberto deixarem as cadeias, 34 deles ainda não retornaram aos presídios de Hortolândia e Sumaré. Eles deveriam ter voltado para as unidades prisionais no último dia 20, mas seguem nas ruas.

No total, 1.991 detentos foram beneficiados com o programa e deixaram as unidades prisionais no último dia 14, de acordo com informações da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária). A maioria que não retornou é do CPP (Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia). De 1.443 presos contemplados, 28 não voltaram.

Ainda em Hortolândia, houve a liberação de 90 detentos da Penitenciária II, dos quais apenas três não retornaram à unidade. Já na Penitenciária III, 60 presos puderam sair e um deles não voltou para a detenção. Em Sumaré, o CRM (Centro de Ressocialização) beneficiou 174 presos. No entanto, dois deles não voltaram na data prevista.

A SAP informa que “as saídas temporárias são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas, no Estado de São Paulo”. Detentos que não retornam à unidade passam a ser considerados foragidos, perdem o benefício da saída temporária e, quando recapturados, são conduzidos para o regime fechado.

Publicidade