07 de julho de 2022 Atualizado 12:39

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Clima

Apesar de onda de frio, inverno pode ter temperaturas acima da média

Meteorologista diz que meses de maio a julho podem encerrar com temperaturas elevadas

Por Maria Eduarda Gazzetta

18 de maio de 2022, às 19h07 • Última atualização em 18 de maio de 2022, às 22h06

Os termômetros em Americana chegaram a 6,5ºC, às 7h desta quarta-feira (18), de acordo com dados registrados pela rede meteorológica do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). A temperatura é a menor registrada no ano na cidade e também se comparada com todo o mês de maio do ano passado, quando os termômetros no município chegaram a atingir 9,28ºC.

Apesar da onda de frio, o meteorologista do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, Bruno Kabke Bainy, explicou que indicativos apontam para um inverno – período de maio, junho e julho – com temperaturas acima da média (26ºC).

Americana teve temperatura de 6,5ºC nesta quarta-feira – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

“Não podemos descartar episódios de frio intenso. Vamos ver como esse declínio vai alterar a média, mas ainda podemos encerrar o mês com média mais elevada”, explicou o especialista.

Em 2021, os termômetros em Americana chegaram na casa dos 4,71ºC, no dia 31 de julho, a menor temperatura desde 2015.

Para os próximos dias, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as temperaturas máximas em Americana devem subir.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

No domingo, a previsão é que a cidade registre mínima de 11ºC. No mesmo dia, os termômetros podem chegar a 24ºC. “Semana que vem teremos temperaturas mais dentro da média, com 14ºC e 26ºC”, completou Bruno. Em todo este período, não há previsão de chuvas na cidade.

OUTROS MUNICÍPIOS
Nas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Sumaré foi o município que registrou a menor temperatura nesta quarta-feira. Os termômetros marcaram 5,6ºC, também às 7h. Em Nova Odessa, às 6h, a temperatura mínima era de 6,1ºC, Santa Bárbara d’Oeste marcou 6,6ºC e em Hortolândia chegou a 7,2ºC. As máximas nestas cidades não devem passar de 17ºC nesta quinta-feira.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Publicidade