18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Apesar de decreto de Bolsonaro, missas seguem suspensas na região

Decreto do governo federal não alterou a decisão das dioceses de Limeira, Piracicaba e Campinas, que seguem com medidas de combate ao novo coronavírus

Por Isabella Holouka

26 de março de 2020, às 17h37 • Última atualização em 26 de março de 2020, às 17h54

O decreto publicado nesta quinta-feira (26) pelo governo federal, que coloca as atividades religiosas entre os serviços essenciais, não alterou as determinações das dioceses de Limeira, Piracicaba e Campinas, que seguem com as missas e celebrações presenciais suspensas na região.

Editado pelo presidente Jair Bolsonaro, o decreto autoriza as atividades, desde que sigam as determinações do Ministério da Saúde, principalmente com relação à aglomeração de pessoas.

Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Missas estão suspensas nas cidades da região, mesmo após decreto de Bolsonaro autorizando as celebrações

Em Americana e Nova Odessa, a suspensão das missas continua, seguindo a determinação do bispo diocesano José Roberto Fortes Palau, com publicação no último dia 19. As “medidas foram tomadas para preservar a saúde dos fiéis leigos e do clero, em tempo de pandemia”, diz o documento.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

Em Santa Bárbara d’Oeste, as missas também continuam suspensas. A Diocese de Piracicaba mantém válido o decreto do bispo Dom Fernando Mason, assinado no último dia 17, que suspende por tempo indeterminado as celebrações em todas as cidades de seu território.

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

Já em Sumaré e Hortolândia, a ordem de Campinas, do bispo diocesano Dom João Inácio Müller, também manteve o documento emitido na última terça (24), que traz orientações como a suspensão das liturgias, com igrejas fechadas e dispensa temporária dos funcionários até 12 de abril.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Para continuar atendendo aos fiéis em tempos de pandemia, algumas paróquias estão disponibilizando missas com celebração privada e transmissão pela internet, televisão ou rádio, inclusive na Semana Santa.

A relação de paróquias com esta iniciativa em Americana ou Nova Odessa pode ser conferida no site da diocese de Limeira. Em Santa Bárbara, fiéis podem contar com uma relação organizada com opções no site da Diocese de Piracicaba. Já diocese de Campinas informou que as celebrações são transmitidas pela TV Século XXI.

Publicidade