20 de setembro de 2021 Atualizado 15:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE

Americana prevê imunizar 30 mil idosos na 2ª etapa da campanha de vacinação contra gripe

Nova fase começa nesta terça-feira, protegendo pessoas com mais de 60 anos e professores; todas as UBSs têm o imunizante

Por Marina Zanaki

11 Maio 2021 às 08:00

A Secretaria de Saúde de Americana prevê vacinar 30 mil idosos na segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe, que começa nesta terça-feira (11). Também serão imunizados nessa fase os professores, mas o município não tem o recorte desse grupo pois ele é contabilizado junto com demais públicos sem comorbidades.

As doses seguem disponíveis para os grupos da primeira fase, formado por crianças, gestantes, puérperas e profissionais da saúde. Em Americana, apenas 31% do público-alvo da primeira etapa se vacinou.

A cidade vai ofertar a vacina contra gripe em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). É preciso apresentar documento de identidade, comprovante de endereço, comprovante de trabalho (no caso dos professores) e cartão de vacinação contra a Covid-19, caso já tenha tomado.

O município segue aplicando as doses contra gripe nas salas de vacina, em local separado à realização da campanha contra o coronavírus.

Vacina protege contra complicações pulmonares do vírus Influenza – Foto: Manoel de Brito / Prefeitura de Campinas

Santa Bárbara d’Oeste vai oferecer as doses em 12 postos de saúde. As seis UBSs que estão realizando vacinação contra Covid-19 também terão imunização contra gripe, mas somente para alguns grupos – professores, idosos e profissionais da saúde.

O município disse que o Estado divulgou só o total da população a ser vacinada na cidade, estimado em 65.298 pessoas, sem separação por grupo.

Nova Odessa prevê vacinar 5.722 idosos nessa etapa. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A infectologia Ártemis Kilaris explica que a vacina protege contra complicações pulmonares do vírus Influenza. Os idosos são os mais propensos a evoluírem para uma gripe complicada.

A médica revela que frequentemente é procurada por pacientes que têm dúvida se a vacina provoca gripe. A profissional explicou que o imunizante é feito com vírus inativado, portanto é impossível adquirir a doença ao ser vacinado.

“Ainda existe muito tabu com relação à vacina da gripe, principalmente nessa população acima de 60 anos, que acha que a vacina causa a gripe. Isso não procede. O que pode é causar um pouco de reação, como toda vacina. Dor local, no corpo, uma febre, em 24 a 48 horas após a vacinação”, diz a médica.

Coronavírus

A vacinação contra gripe ocorre paralelamente à imunização contra coronavírus. Na semana passada, teve início a aplicação de doses contra Covid-19 em idosos entre 60 e 62 anos. Em função disso, as duas campanhas podem colidir.

Ártemis lembra que a prioridade, nesse momento, é vacinar contra o coronavírus. A orientação é dar um intervalo de 14 dias entre as doses da Covid (seja primeira ou segunda) e a vacina da gripe.

O LIBERAL no seu e-mail: se inscreva na nossa newsletter

Se não for possível encaixar a imunização contra Influenza entre a primeira e a segunda dose respeitando essa regra, a orientação é adiar a vacinação contra gripe.

“Temos um complicador que são os prazos para a vacina da gripe e Covid, mas tão logo possam fazer a vacina da gripe, procurem. Porque diminui muito o número de pessoas doentes, que vão para hospitais, ocupar leitos de UTI”, disse o coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, em coletiva na semana passada.

Onde as doses estão disponíveis?

Americana

UBS Mathiensen
ESF Praia Azul
UBS São Vito
ESF Alvorada
UBS Cariobinha
UBS Gramado
UBS Jardim Boer
ESF Zanaga I e II
ESF Jd. Brasil
UBS São Domingos
ESF São José
ESF Liberdade
UBS Pq. Nações
ESF Jaguari
ESF Mário Covas
UBS Jd. São Paulo
UBS Vila Gallo

Santa Bárbara d’Oeste

Crianças, gestantes, puérperas, profissionais da Saúde, idosos e professores
UBS do São Fernando
UBS do 31 de Março
UBS do Jardim Esmeralda
UBS do Cruzeiro do Sul
UBS do Planalto do Sol 2
UBS Regional Zona Sul

Profissionais da Saúde, idosos e professores
UBS da Cidade Nova
UBS do São Francisco
UBS do Jardim Europa
UBS do Mollon
UBS do Jardim Laudissi/Romano
UBS do Grego/Furlan

Nova Odessa

UBS 1 – Centro
UBS 2 – Jardim São Jorge
UBS 3 – Jardim São Manoel
UBS 4 – Jardim São Francisco
UBS 5 – Jardim Alvorada
UBS 6 – Jardim Novos Horizontes
UBS 7 – Jardim Nossa Senhora de Fátima

Publicidade