01 de dezembro de 2020 Atualizado 11:46

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Acompanhe o dia das eleições municipais em Americana, Santa Bárbara e região

Reportagem do LIBERAL acompanha o dia da votação nas cinco cidades da Região do Polo Têxtil

Por Redação

15 nov 2020 às 07:11 • Última atualização 15 nov 2020 às 18:43

Clique aqui e acompanhe em tempo real a contagem dos votos nas eleições municipais em Americana, Santa Bárbara d’Oeste e região.

O Grupo Liberal montou um esquema especial de cobertura para este domingo de eleições, com atualização em tempo real no site e também com programação nas rádios FM Gold 94.7 e Clube AM 580.

Siga com a gente!

18h42: Sistema de apuração apresenta instabilidade no no Cartório da 158° Zona Eleitoral de Americana.

17h54: As urnas começaram a chegar por volta das 17h20 no cartório eleitoral de Santa Barbara d’Oeste. Chegaram urnas das escolas Professor Antônio Arruda Ribeiro, Inocêncio Maia e do Centro Social Urbano.

Urnas chegando para apuração em Santa Bárbara – Foto: Leonardo Oliveira / O Liberal

17h36: O primeiro boletim de urna a chegar no Cartório da 158° Zona Eleitoral de Americana foi da Escola Estadual Marcelino Tombi. O fiscal que entregou os arquivos informou que deu Chico Sardelli no local, mas não informou números.

17h34: As primeiras urnas começam a chegar ao Cartório Eleitoral da 158° Zona Eleitoral de Americana. As urnas são as das escolas Marcelino Tombi e Senai.

17h33: De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral da 158° Zona Eleitoral de Americana, Márcio Natsuki Uchida, apenas uma urna teve de ser trocada por problemas técnicos. O aparelho estava na Escola Wilson Camargo, na região do Morada do Sol. “Houve alguma problemas técnicos com outras urnas, mas nada que houvesse a necessidade da troca. Desliga e a urna volta a funcionar normalmente”, explicou Uchida.

A movimentação nesta eleição foi considerada tranquila. Segundo o chefe do cartório, o balanço é positivo. “Foi bem mais tranquilo do que as eleições de 2018. Talvez até por conta da pandemia, os locais de votação estavam bem tranquilos, em alguns casos desertos”, disse.

17h22: Até às 17h18, nenhuma urna havia chegado ao Cartório Eleitoral da 158° Zona Eleitoral. A Rua Presidente Vargas já está interditada pela PM (Polícia Militar) para facilitar o acesso.

Cartório eleitoral em Americana – Foto: André Rossi / O Liberal

17h15: A chefe do cartório da 230ª Zona Eleitoral, de Sumaré, Valéria Silva, apontou que tudo correu conforme planejado neste dia de eleições. Segundo ela, nenhuma urna precisou ser trocada e só foram registradas filas no começo da manhã. “No começo da manhã, com os idosos, teve um pouco de fila, porque todos foram votar no mesmo horário. Então, concentrou um pouco mais de pessoas idosas na fila. Mas, no resto do dia, foi normal”, afirmou.

Votação correu bem em Sumaré, sem grandes aglomerações – Foto: Rodrigo Alonso / O Liberal

16h24: Candidato à reeleição, o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben (Cidadania), votou às 16h10 na Escola Municipal José de Anchieta. Não havia fila em sua seção. Em entrevista coletiva, ele disse que acredita em uma abstenção maior por conta da pandemia e também lamentou a presença de santinhos de sua coligação nas ruas. Segundo ele, houve uma orientação para não fazer isso. “Infelizmente, a gente não consegue controlar todas as pessoas que fazem isso. Da minha parte, não houve isso. Não gosto”, disse. O mandatário estava acompanhado de seu pai, o deputado estadual Dirceu Dalben (PL), e do vice-prefeito Henrique do Paraíso (Republicanos), além de familiares e assessores.

16h21: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou há pouco que 1.700 urnas já tiveram que ser substituídas em todo o País neste domingo, o que corresponde a 0,38% do total de 400.257 urnas. Até o momento, segundo o TSE, não há registros de necessidade de voto manual.

16h16: O eleitor que não estiver conseguindo justificar o voto por causa do problema de instabilidade no aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terá os próximos 60 dias para fazer a justificativa.

15h59: Vídeo enviado por um leitor à reportagem permite ver um carro de passagem em frente à EMEI Paturi, no bairro Campos Verdes, despejando os santinhos, propaganda política impressa, por volta das 3 horas da madrugada.

https://liberal.com.br/wp-content/uploads/2020/11/Carro-é-flagrado-arremessando-santinhos__Divulgação.mp4

15h42: O Presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB), irmão do candidato a prefeito Rafael Macris (PSDB), votou na tarde deste domingo (15), por volta das 15h, na Escola Técnica Estadual de Americana, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 567.

Cauê Macris (PSDB) votou por volta das 15h, na Escola Técnica Estadual de Americana – Foto: Divulgação

15h26: Um grupo de voluntários tomou a iniciativa de limpar, durante a noite deste sábado (14) e manhã de domingo (15), as redondezas de várias zonas eleitorais na Zona Leste do município, que foram alvos de derrame de santinhos, prática considera ilegal pelo Tribunal Eleitoral.

Grupo começou a trabalhar por volta de 22h de ontem até 9h da manhã deste domingo – Foto: Divulgação

14h50: O Senai de Americana teve a sessão 314 cancelada pela manhã. Com o remanejamento de sessões, houve lotação nas filas do local com espera de cerca de 20 minutos no local.

14h45: As eleições municipais de 2020 seguem com tranquilidade nas zonas eleitorais de Santa Bárbara d’Oeste durante a manhã deste domingo (15), apesar de casos pontuais de boca de urna terem sido registrados no município. O radialista e repórter esportivo Rubens Cunha chegou a ser detido.

14h35: A Escola Estadual Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto, localizada no Parque Universitário, em Americana, recebeu eleitores pela primeira vez neste ano. A nova zona eleitoral tem apenas duas sessões e não registrou nenhuma ocorrência até o momento.

14h20: Foto da aglomeração registrada na EMEF Paulo Freire, em Americana, durante a votação. Pelas imagens, o distanciamento não está sendo respeitado. “Como prezar pela saúde nesse tumulto e sem alguém fazer alguma coisa?”, questionou a eleitora Adriana, que enviou a informação.

Aglomeração na votação da Escola Paulo Freire – Foto: Divulgação

14h10: O candidato Kim (Solidariedade) votou às 7h30 no Colégio Monsenhor Magi, em Americana. Sua vice, a Kelly (Solidariedade), também já votou, por volta das 10h, no Colégio Dom Pedro.

Kim – Foto: Divulgação

14h05: O candidato Rafael Piovezan (PV), votou na manhã de hoje na Escola Inocencio Maia, em Santa Bárbara, e diz estar com boas expectativas. “Vamos dar continuidade nesse trabalho que iniciamos há 8 anos atrás. Foi um governo transformador junto com o Denis, que tivemos a oportunidade cada vez mais avançar em todas as áreas da cidade. Essa caminhada que nós fizemos hoje demonstrou para gente o quanto conseguimos melhorar a vida das pessoas”, concluiu.

Rafael Piovezan – Foto: Divulgação

14h00: O Prefeito Denis Andia (PV), votou na manhã de hoje na Escola Inocencio Maia, em Santa Bárbara. “As expetativas são as melhores possíveis. Graças a Deus fizemos uma campanha limpa, levando nossas ideias para todas as regiões da cidade com muita clareza, valorizando o trabalho que foi feito ao longo dos últimos oito anos”, declarou.

Denis Andia – Foto: Divulgação

13h10: A candidata Talitha de Nadai (PSD) votou na manhã de hoje no Colégio Dom Bosco. “Estou muito confiante na nossa vitória, feliz por tudo que vivi até aqui. Quero agradecer a população que me recebeu em suas casas com muito carinho e respeito. Se Deus quiser, teremos uma boa notícia no fim do dia”, falou.

Talitha de Nadai – Foto: Divulgação

11h52: É falsa a pesquisa de boca de urna atribuída ao LIBERAL, que circula pelas redes sociais e pelo WhatsApp. O Grupo Liberal não realizou nenhuma pesquisa de intenções de voto nesta campanha eleitoral.

11h50: Na Escola Professor Antônio Matarazzo, em Santa Bárbara, os fiscais relataram que houve problemas com aglomeração por volta das 9h30, mas a situação já foi normalizada.

Situação na EE Professor Antonio Matarazzo – Foto: Heitor Carvalho / O Liberal

11h49: Na Etec Polivalente, o movimento é intenso. De acordo com os fiscais, não é possível saber qual a porcentagem de eleitores que já votaram na escola, mas alguns deles estimam que 40% dos eleitores já devem ter comparecido no local.

11h27: O candidato Rafael Macris (PSDB) votou na manhã de hoje na escola Etec Polivalente, em Americana. “Foi uma campanha muito disputada e foi uma campanha que também foi muito diferente no trabalho que foi feito, vocês puderam observar nos últimos dias”, comentou o candidato. Além disso, também ressaltou dos ataques durante a campanha. “A nossa proposta sofreu ataques por parte de todos os lados, os outros oito candidatos se juntaram contra a gente com fake news, enquanto a gente se propunha com soluções da sua cidade. E o que a população espera do próximo prefeito é justamente isso, um prefeito que vai resolver o seu problema e não um prefeito que vai atacar o adversário”, concluiu.

Rafael Macris (PSDB) – Foto: Bruna Campanholo / O Liberal

11h18: Na Escola Ulisses de Oliveira Valente e no Centro Social Urbano, em Santa Bárbara, o movimento está tranquilo, com respeito ao distanciamento social. O eleitor consegue votar sem grandes problemas.

Escola Ulisses de Oliveira Valente, no Centro de Santa Bárbara – Foto: Heitor Carvalho / O Liberal

11h15: Uma urna da seção eleitoral 158 da Escola Estadual Professora Maria Jose Margato Brocatto, no bairro Cidade Nova, em Santa Bárbara d’Oeste, foi pichada por um eleitor na manhã deste domingo (15). Um boletim de ocorrência foi registrado.

Urna foi pichada em Santa Bárbara – Foto: Reprodução

11h00: A candidata Maria Giovana (PDT) votou na manhã de hoje na escola Heitor Penteado, no Centro de Americana. “Expectativa muito boa, estamos feliz com a campanha e por representar uma mudança para a história de Americana”, disse.

Maria Giovana – Foto: Bruna Campanholo / O Liberal

10h55: Eleitores relataram instabilidades no funcionamento do aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral. Entre os relatos, os usuários afirmam não estar conseguindo baixar o aplicativo, consultar a zona eleitoral ou concluir a operação de justificativa do voto.

10h40: O candidato Adriano de Oliveira (PSOL) votou às 10h no CIEP Cidade Jardim, em Americana. Às 13h, o candidato irá acompanhar sua vice, a professora Adriana de Abreu, na escola Risoleta Lopes Aranha.

Adriano de Oliveira – Foto: Divulgação

10h35: O candidato Chico Sardelli (PV) votou por volta das 10h na Escola Heitor Penteado, no Centro de Americana. “Estou tranquilo e com sentimento de dever cumprido de forma responsável. Não atacamos ninguém, mas infelizmente alguns adversários não jogaram dessa forma”, ressaltou.

Chico Sardelli – Foto: Bruna Campanholo / O Liberal

10h25: Na Unimep, campus de Santa Bárbara d’Oeste, a média de pessoas na fila é de 5 a 6 eleitores, com poucos santinhos jogado pelas ruas.

Movimento na Unimep não tem provocado aglomeração – Foto: Heitor Carvalho / O Liberal

10h10: O prefeito Omar Najar (MDB) votou na Escola Heitor Penteado por volta das 10h deste domingo. “Eu não posso concorrer porque a lei não permite, se não eu assumiria novamente esse encargo porque tem muitas coisas a serem feitas”, ressaltou o prefeito. Ele também comentou sobre a campanha deste ano. “Campanha com muita sujeita, ofensas que não tinham nada a ver, prometendo coisas que não é possível fazer. Temos que jogar com a maior sinceridade e clareza para a população. A prefeitura ainda tem dívidas e ano que vem vai ser difícil. Nós viemos para fazer um projeto para Americana e não para ofendendo as pessoas. Temos que pensar no futuro de Americana e não atirar pedras sem razão nenhuma”.

Prefeito Omar Najar votou na manhã deste domingo na Escola Heitor Penteado – Foto: Isabella Holouka / O Liberal

10h00: Uma urna da Escola Estadual Comendador Emílio Romi apresentou problemas, mas a situação já foi resolvida e a votação segue normalmente.

Movimento tranquilo registrado na Escola Emílio Romi – Foto: Heitor Carvalho / O Liberal

9h25: Um leitor enviou um vídeo para o LIBERAL mostrando cabos eleitoras espalhando santinhos em frente a Escola Niomar Apparecida Mattos Gobbo do Amaral Gurgel. Nas escolas visitadas pela reportagem nesta manhã, é comum ver as propagandas, mesmo com a proibição da distribuição de santinhos no dia de votação. De acordo com o TRE (Tribunal Superior Eleitoral), é vetada a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Confira o que pode e o que não pode no dia da votação.

9h08: O eleitor deve, antes de sair de casa para votar, consultar sua seção eleitoral, no aplicativo e-Título ou no site do TRE-SP. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento ao Eleitor (148).

8h50: De acordo com o G1 Campinas, o candidato à Prefeitura de Campinas, Artur Orsi (PSD), anunciou que não votará neste domingo por estar com sintomas gripais. A orientação é ficar em casa se o eleitor tiver sintomas que se assemelhem à Covid-19.

8h40: Na Escola Heitor Penteado, em Americana, houve mais um registro de uma pessoa que escorregou pelos santinhos. Os populares estão se reunindo para limpar a calçada.

8h20: Nove das 11 pesquisas de intenção de votos realizadas em Americana e registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) serão investigadas pelo MPF (Ministério Público Federal). O motivo é que elas foram financiadas com verbas dos próprios institutos de pesquisa. As próprias empresas pagarem pelas pesquisas não é algo ilegal, mas que o aumento dessa prática em 2020 merece atenção. Entenda.

8h00: Uma idosa escorregou nos santinhos na Escola Estadual Heitor Penteado, em Americana. Ela caiu nas escadas em frente da escola. De acordo com os fiscais, não houve fila no início da votação, a espera é pouca e não houve aglomeração.

Idosa escorregou nos santinhos esparramados na Escola Heitor Penteado – Foto: Isabella Holouka / O Liberal

7h55: As medidas de segurança contra a Covid-19 no Ciep da Praia Azul, em Americana, estão sendo cumpridas. O eleitor entra por uma porta e sai por outra, e a escola está com faixas para delimitar o distanciamento entre as pessoas.

CIEP da Praia Azul colocou fitas para delimitar o distanciamento entre os eleitores – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal

7h30: No CIEP São Gerônimo, em Americana, a fila começou com cerca de 45 pessoas e a espera, segundo os fiscais, está de 20 minutos. As calçadas também amanheceram com santinhos nas ruas.

7h20: Lembrando que a pandemia trouxe novas regras para a votação. Uso de máscara é obrigatório para o eleitor e é aconselhável que você leve sua própria caneta para registro de presença no caderno de votação. Veja outras dicas.

7h00: os colégios eleitores foram oficialmente abertos para as eleições. Na escola PAZ (Prefeito Antonio Zanaga), em Americana, amanheceu com filas e muitos santinhos espalhados pelas ruas.

Movimentação na escola PAZ, em Americana – Foto: Paula Nacasaki / O Liberal

Publicidade