28 de março de 2024 Atualizado 07:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cadastro

37% dos eleitores ainda precisam fazer biometria

Ao todo, 124 mil eleitores de Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d'Oeste ainda precisam realizar o cadastro obrigatório até o dia 19 de dezembro

Por Marina Zanaki

25 de novembro de 2019, às 19h55 • Última atualização em 25 de novembro de 2019, às 19h56

Faltando menos de um mês para o fim do prazo, 37% dos eleitores da RPT (Região do Polo Têxtil) que precisam fazer o cadastro biométrico ainda não procuraram os cartórios. As cidades de Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste precisam cadastrar todos os eleitores até o dia 19 de dezembro.

Dos 342 mil eleitores dessas três cidades, 124 mil ainda não fizeram a biometria. O município com percentual mais baixo de cobertura é Hortolândia, já que apenas 59% dos 154 mil eleitores regularizaram a situação.

Foto: Arquivo / O Liberal
Biometria é obrigatória em Hortolândia, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste

De acordo com levantamento feito pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo a pedido do LIBERAL, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste cadastraram, respectivamente, 65% e 67% do eleitorado.

Para ampliar a cobertura, o cartório de Hortolândia passou a atender até as 21 horas nesta segunda-feira (25). Para isso, foi preciso “emprestar” seis servidores da prefeitura, que foram treinados para esse trabalho.

Além disso, os cartórios das três cidades iniciam, a partir do próximo sábado (30), plantões em todos os finais de semana até a data limite.

“Não é só para votação. O título é um documento importante, diz quem é o cidadão brasileiro. Para usufruir direitos como cidadão, é preciso estar quite com a Justiça Eleitoral”, alertou o chefe de cartório de Hortolândia, Dalberson Bernardino de Almeida.

Eleitores dessas três cidades que não realizarem o cadastro até o dia 19 de dezembro terão o título cancelado. Isso vai acarretar restrições em diversos serviços públicos, como matrícula em instituição pública, participação em concurso público e recebimento de aposentadoria.

De acordo com Dalberson, pessoas que tenham acima de 70 anos (ou seja, cujo voto é facultativo) precisam realizar o cadastro somente se tiverem interesse em continuar votando.

Documentos

Para fazer a biometria, é necessário apresentar documento de identificação original com foto, comprovante original de residência no nome do eleitor e título de eleitor (se tiver). Os cartórios orientam o agendamento prévio de horário no site do TRE-SP, garantindo assim agilidade no atendimento.

Publicidade