16 de abril de 2024 Atualizado 09:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PAINEL DE NEGÓCIOS

Little Maker lança versão gratuita da Plataforma Significa para professores

Ferramenta pode ser usada para dar visibilidade aos resultados de práticas inovadoras de aprendizagem

Por Redação

05 de junho de 2021, às 08h14 • Última atualização em 12 de junho de 2021, às 08h30

Os professores da região podem contar com uma ferramenta de registro e análise da jornada de aprendizagem dos estudantes, de forma online e gratuita. A Plataforma Significa, elaborada pela Little Maker, está disponível para os profissionais que tenham interesse em utilizá-la. É necessário apenas preencher um cadastro para acessar a plataforma.

Fundador da Little Maker, Diego Thuler explicou que a Plataforma Significa foi criada para registrar diversas atividades, não se restringindo ao ensino maker. Ele exemplificou que pode ser usada para registrar e avaliar feiras culturais e científicas, experimentos, trabalhos de produção de textos e mesmo pesquisas.

“Criamos uma possibilidade de acesso gratuito, onde qualquer professor, de qualquer disciplina, pode fazer o cadastro e usar a plataforma com todos os recursos de avaliação, coleta de dados, portfólio, e-book, boletim”, contou Diego. “É uma versão gratuita e completa, não é uma versão temporária. É uma contribuição que estamos dando porque acreditamos em uma educação diferente, queremos apoiar esses professores”, revelou.

A Plataforma Significa é uma importante ferramenta para analisar os processos e resultados de atividades inovadoras propostas por professores, possibilitando uma avaliação formativa, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem.

“Muitos professores têm aulas diferenciadas, bolam atividades, aulas super diferentes, mas acabam não tendo uma forma de medir o sucesso, mostrar os resultados. É preciso ter um instrumento que viabilize essa avaliação de forma sistemática e constante. A avaliação formativa acaba sempre muito associada a prática pedagógicas mais inovadoras”, disse Diego.

Diego Thuler, fundador da Little Maker – Foto: João Carlos Nascimento – O Liberal

“A plataforma então é muito forte para esses dois objetivos: conscientizar sobre a importância da avaliação formativa e trazer holofotes para práticas inovadoras, que merecem ser compartilhadas”, indicou o Fundador da Little Maker.

O que é avaliação formativa?

A avaliação formativa faz uso de algum instrumento, como por exemplo uma prova, trabalho em grupo ou autoavaliação, para analisar o processo de aprendizagem. Seu objetivo não é dar uma nota, e sim identificar os pontos fracos do processo de ensino, inclusive do próprio método do professor. Ela ajuda a traçar meios de formação que correspondam às características individuais de cada aluno.

“O ponto principal da avaliação formativa é que não rotula o aluno, não é sobre saber se passou ou não, mas sim aquela análise que se consegue obter ao longo do processo e permite agir enquanto é tempo”, explicou Diego.

Para que seja efetiva, ela deve ser realizada continuamente e em diferentes ocasiões. Muitos professores já realizam a avaliação formativa de maneira instintiva, mas sem documentá-la para analisar ao longo do tempo. A Plataforma Significa atua como uma ferramenta que registra essa trajetória e permite a análise global do processo.

Serviço
Para conhecer mais sobre a Plataforma Significa, acesse o site e faça o cadastro.

Conteúdo patrocinado produzido pelo LIBERAL sob demanda para clientes. Entre em contato pelo comercial@liberal.com.br ou no WhatsApp (19) 99708-8831.

Publicidade