18 de abril de 2024 Atualizado 11:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

FLAGRANTE DAS CÂMERAS

Videomonitoramento ajuda em prisão de acusado de estupro em Nova Odessa

Homem de 29 anos dirigia seu carro quando teve o emplacamento identificado pelo sistema da Guarda Civil Municipal

Por Rodrigo Alonso

02 de março de 2021, às 17h33

Com auxílio do sistema de videomonitoramento, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Nova Odessa prendeu um homem acusado de estupro de vulnerável na noite desta segunda-feira (1º), no Jardim Santa Rosa.

O suspeito, de 29 anos, dirigia seu carro quando teve sua placa identificada pelo sistema OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres) da Guarda.

Câmeras têm ajudado na resolução de ações criminosas – Foto: Divulgação / Prefeitura de Nova Odessa

Imediatamente, o comando da corporação acionou as viaturas que estavam em patrulhamento pela cidade, e a equipe Alfa localizou o veículo na Rua Herman Jancovtz. O acusado foi conduzido até a delegacia local, onde a Polícia Civil ratificou sua prisão.

As informações foram divulgadas pela prefeitura. Segundo a administração, o setor de videomonitoramento da GCM tem ajudado na resolução de ações criminosas.

Em 2020, as câmeras já haviam possibilitado a identificação de automóveis envolvidos em crimes como roubo a bar, furto em supermercado, e furto e roubo em lojas da área central da cidade.

Auxiliaram ainda na identificação de autores de furto de motocicleta, carros suspeitos de envolvimento em latrocínio, além de crimes como incêndio criminoso, danos ao patrimônio, tráfico de drogas e tentativa de homicídio na praça central.

Ao todo, o município conta com 21 câmeras entre os tipos OCR e PTZ (com movimentação horizontal, vertical e zoom), todas instaladas em pontos estratégicos.

O sistema, em breve, também estará interligado ao programa Detecta, do governo estadual. Dessa forma, todas as 11 câmeras inteligentes OCR estarão interligadas, o que permite a integração dos bancos de dados das polícias paulistas e o compartilhamento de imagens com a PM (Polícia Militar).

Atualmente, Nova Odessa já se encontra interligada aos municípios de Americana, Artur Nogueira, Atibaia, Campinas, Caieiras, Cordeirópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mairiporã, Mogi Mirim, Morungaba, Osasco, Salto, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Vinhedo.

Publicidade