28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Projeto vai oferecer atendimento psicológico em Nova Odessa

Sessões serão realizadas uma vez por mês, no Ambulatório de Especialidades Médicas; sete psicólogos vão prestar o serviço

Por Marina Zanaki

23 de outubro de 2019, às 22h28 • Última atualização em 23 de outubro de 2019, às 22h39

Foto: Divulgação
O lançamento oficial do projeto será nesta quinta-feira, às 16h, no piso inferior do Ambulatório de Especialidades Médicas

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa lança nesta quinta-feira o projeto Agap (Acolhimento Genuíno de Atenção Psicológica), em parceria com um grupo de psicólogos da cidade. Por meio do programa, serão oferecidos atendimentos gratuitos uma vez por mês.

O objetivo do projeto é atender, de forma imediata, as pessoas em situação de crise e desafogar a lista de espera por atendimento na cidade, além de democratizar o acesso ao serviço. A ideia do Agap surgiu após um plantão psicológico oferecido para encerrar as ações do Setembro Amarelo.

O lançamento oficial do projeto será nesta quinta-feira, às 16h, no piso inferior do Ambulatório de Especialidades Médicas – as sessões serão realizadas nesse local.

Logo após a abertura, a psicóloga Maria José de Andrade vai ministrar a palestra“Se Toca, Prevenir é Legal”, sobre saúde mental e câncer de mama.

Além da palestrante, participam do projeto os psicólogos Davi Liepkan, Bruna Oliveira Santos, Danielle Sanches, Cynthia Saraiva, Marlei Cunha e Débora Rocha de Souza.

Os atendimentos serão realizados uma vez por mês, entre 16h e 20h, sem necessidade de agendamento. Outras seis datas já estão programadas e os atendimentos futuros acontecerão nos dias 21 de novembro, 19 de dezembro, 23 de janeiro, 20 de fevereiro, 19 de março e 23 de abril.

“Após esse primeiro atendimento, que pode ser de até três sessões, o paciente que precisar de acompanhamento será encaminhado para dar continuidade ao tratamento. Ele receberá uma lista de contato de psicólogos da cidade e nos casos mais urgentes, aqueles que necessitarem de intervenção de psiquiatria, a Secretaria de Saúde fará o encaminhamento”, explicou a psicóloga Marlei Aparecida Cunha, que está à frente do projeto, junto com a jornalista Marineuza Lira.

Nova Odessa conta com dois psicólogos na rede pública de saúde. Questionado, o município não informou a atual fila pelo serviço.

“A depressão é um tema complexo, delicado e cheio de tabus, mas não pode ser ignorado pela sociedade. Projetos como esse são de extrema importância e vai ajudar a desafogar a lista de espera”, declarou o secretário de Saúde Vanderlei Cocato.

Publicidade