19 de abril de 2024 Atualizado 18:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

POSTOS

Projeto para coibir ‘pegadinha’ em preços de combustíveis é aprovado em Nova Odessa

Anúncios de preços promocionais terão de ser 25% menores do que as propagandas com os valores normais

Por André Rossi

22 de junho de 2020, às 20h08

Os vereadores da Câmara de Nova Odessa aprovaram na sessão desta segunda-feira (22) o projeto de lei que disciplina o anúncio de preços de combustíveis nos postos do município. Agora, os valores promocionais terão de ser, no mínimo, 25% menores do que os normais.

Propositura é do vereador Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PSDB), e segue para sanção do prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza – Foto: Divulgação / Câmara

O objetivo é evitar que o consumidor seja induzido ao erro, já que alguns motoristas não percebem a diferença e caem na “pegadinha”. A propositura é do vereador Elvis Ricardo Garcia, o Pelé (PSDB), e segue para sanção do prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB).

“A gente vê promoções em letras garrafais e em baixo, bem pequeno, escrito ‘somente tal dia da semana’. É um convite pro consumidor entrar no estabelecimento, sem saber bem qual o real preço cobrado”, afirmou Pelé.

Caso vire lei, a multa para quem descumprir a exigência será de R$ 3 mil, aplicada em dobro na reincidência – considerado o período como dentro de 30 dias.

Além disso, a multa será atualizada anualmente pela variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Os postos devem se adaptar às determinações dentro de 30 dias a partir da vigência da lei.

Região

Uma lei do mesmo gênero foi sancionada pelo prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), em janeiro deste ano.

Uma das determinações é de que as placas promocionais não podem ocupar lugar privilegiado em detrimento ao banner como valor normal do dia. A medida exigida é a mesma do projeto novaodessense: 25% menor do que o preço regular.

Publicidade