Nova Odessa
Prefeitura flagra indícios de irregularidades em imóveis do Minha Casa, Minha Vida
Casas desocupadas e alugadas para terceiros foram situações encontradas pela fiscalização
Por
06 de agosto de 2020, às 09h36 • Última atualização em 06 de agosto de 2020, às 10h09
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/nova-odessa/prefeitura-flagra-indicios-de-irregularidades-em-imoveis-do-minha-casa-minha-vida-1276448/
A Prefeitura de Nova Odessa realizou uma ação para fiscalizar imóveis construídos com recursos do programa “Minha Casa, Minha Vida”. A administração encontrou seis casas com indícios de irregularidades. A ação teve o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal).
Foram flagradas residências desocupadas e também imóveis alugados a terceiros – essas duas práticas são proibidas. Os beneficiários dos programas não podem vender, alugar, emprestar, ceder ou abandonar os imóveis enquanto estiveram pagando as parcelas do financiamento para a Caixa.
Ao todo, foram dez unidades fiscalizadas ficam no Residencial das Árvores. Foram sete apartamentos visitados no condomínio Ipê Amarelo e outros dois nos conjuntos Ipê Branco e Ipê Roxo.
“Encontramos indícios de ocupação irregular em cinco deles. A maioria estava ocupada por terceiros que, em alguns casos, admitiram declaradamente serem locatários, mas também recebemos denúncias de venda que serão apuradas”, afirmou o diretor de Habitação, Adriano Lucas Alves, que coordenou a ação.
De acordo com ele, dois imóveis estavam desocupados e outros dois, habitados pelos verdadeiros proprietários. Entregue em 2015, o Residencial das Árvores é composto por 720 apartamentos distribuídos em três condomínios, na região do Jardim Alvorada.
O outro imóvel vistoriado foi uma das 144 casas de interesse social entregues em 2013 no Residencial Jardim Fibra. No momento da fiscalização, a unidade estava desocupada, mas vizinhos afirmaram que há moradores no local. “Como recebemos denúncia, relatamos como ocupação irregular para averiguação e notificação”, disse Professor Adriano.
Um relatório das vistorias foi emitido e encaminhado para a Caixa, que vai avaliar cada caso e decidirá se os proprietários vão perder a moradia. Nesse tipo de situação, a casa é redistribuída para outra família da lista de espera.
Os dois conjuntos habitacionais foram construídos por meio dos programas “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, e “Casa Paulista”, do Governo do Estado.
Podcast Além da Capa
Entre tantos anúncios aguardados com ansiedade em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a apresentação de uma vacina eficaz e produzida em larga escala, com capacidade de imunização de toda a população, seria o equivalente a um trending topic unânime ao redor do globo. O episódio do “Além da Capa” dessa semana atualiza o panorama local em relação à espera pelo imunizante.