06 de agosto de 2020 Atualizado 19:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Nova Odessa

Prefeitura confirma Covid-19 como causa da morte do vereador Poneis

Parlamentar testou positivo para a doença nesta quinta-feira e faleceu antes de ser transferido para Campinas

Por André Rossi

09 jul 2020 às 15:53 • Última atualização 09 jul 2020 às 17:24

Poneis estava com dificuldades respiratórias desde a última sexta-feira (3) - Foto: Reprodução

A Prefeitura de Nova Odessa confirmou que o vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), 53, morreu vítima do novo coronavírus (Covid-19). O falecimento aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (9) por complicações decorrentes da doença.

Poneis estava respirando com dificuldade desde a última sexta-feira (3). Ele procurou atendimento na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada e o teste rápido para a doença deu negativo.

“Ainda não apresentava falta de ar. Aí, foi piorando a respiração. Conversei com ele ontem à noite e disse para ele procurar o médico urgente”, contou Rita de Cássia Martinhão, 67, assessora do vereador.

Nesta quinta-feira, no entanto, a situação se agravou e Poneis foi submetido a um novo exame, que confirmou a presença do vírus, segundo a prefeitura. O vereador seria transferido para um hospital de Campinas, mas não resistiu.

O pai de Poneis, de 74 anos, também foi diagnosticado com coronavírus e está internado. Já a esposa dele apresenta quadro da doença, segundo a assessoria do vereador.

Pelas redes sociais, o prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB) lamentou a morte do vereador. “Poneis era um irmão que eu tinha, uma pessoa que estará sempre em meu coração. Expresso os meus sentimentos a toda família”, escreveu.

Sinto neste momento uma dor imensurável pela perda do meu grande amigo e de toda a minha família, o vereador Avelino…

Posted by Bill Nova Odessa on Thursday, 9 July 2020

O deputado estadual Cauê Macris (PSDB) e o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) também se manifestaram.

“Acabo de perder um grande amigo, que sempre lutou pela população mais carente de Nova Odessa. Avelino Xavier, o grande homem e vereador Pôneis, nos deixou. Que Deus conforte os familiares neste momento tão difícil!”, traz a postagem de Vanderlei.

Que notícia triste! Acabo de perder um grande amigo, que sempre lutou pela população mais carente de Nova Odessa….

Posted by Deputado Vanderlei Macris on Thursday, 9 July 2020

O sepultamento ocorre na tarde desta quinta-feira no Cemitério de Nova Odessa, sem velório, por conta dos protocolos do Ministério da Saúde. Poneis deixa a esposa Maria Inês e os filhos Max Wilson e Marcelo Henrique.

Vida pública

Poneis começou sua trajetória política em 2000, quando foi convidado pelo atual prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB) para integrar o quadro do partido. Inicialmente, optou por apoiar a candidatura do irmão em 2004.

Depois, no pleito de 2008, Poneis se lançou candidato a vereador, teve 298 votos e não se elegeu. Na eleição seguinte, em 2012, foram 620 votos, o que garantiu com que ele ficasse como primeiro suplente da coligação encabeçada pelo PSDB.

Já na disputa de 2016, Poneis foi o terceiro vereador mais votado da cidade, com 1.081 votos. Na atual legislatura, ele era 1º vice-presidente da Mesa Diretora, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, além de vice-presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos.

“A câmara perde um amigo, uma pessoa simples, honesta e muito querida por todos. Essa tragédia reforça a necessidade de isolamento social e dos cuidados necessários para a prevenção durante a pandemia do coronavírus”, traz a nota da direção da câmara.