19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Pedido de cassação de Polaco é protocolado na câmara

Denúncia aponta quebra de decoro do parlamentar em caso de 2018; documento será votado na sessão de segunda-feira

Por André Rossi

11 de julho de 2020, às 08h23 • Última atualização em 11 de julho de 2020, às 09h05

Um pedido de cassação por quebra de decoro do vereador Wladiney Pereira Brigida, o Polaco (PL), foi protocolado na Câmara de Nova Odessa nesta sexta-feira (10).

Denunciante argumenta que Polaco tem o “mesmo histórico de corrupção” que foi utilizado no parecer de cassação de Carol Moura – Foto: Arquivo / O Liberal

O político assumiu a cadeira no dia 29 de junho após a ex-vereadora Carol Moura (Podemos) renunciar ao cargo momentos antes da sessão extraordinária que votaria o parecer pela sua cassação. A reunião ocorreu dia 27 de junho.

Assinado pela técnica de enfermagem Simone Alcantara Teixeira, 42, o pedido de cassação tem como base um caso do dia 27 de março de 2018, quando o então suplente foi preso na cidade de Itatinga.

Na época, Polaco trabalhava como perito do Detran e foi acusado de cobrar propina para facilitar a aprovação de uma mulher num exame para obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Ele pagou fiança e foi liberado.

O processo criminal está em tramitação pelo Foro de Itatinga e ainda não houve denúncia por parte do MP (Ministério Público).

A denunciante argumenta que Polaco tem o “mesmo histórico de corrupção” que foi utilizado no parecer de cassação de Carol Moura. A vereadora era acusada de quebra de decoro por ter sido detida em flagrante supostamente tentando levar cinco peças de roupa em shopping de Campinas.

“Se é para fazer de acordo com a Justiça e ser uma Casa de Leis correta, se é [válido] para um, é para o outro também”, justificou Simone.

O documento será lido na sessão ordinária da câmara da próxima segunda-feira. Se aprovado pela maioria dos vereadores, uma CP (Comissão Processante) será formada com o sorteio de três membros para analisar o caso.

Outro lado

Em nota, Polaco disse que foi “acusado injustamente e sem provas” e reforçou que não há nenhuma condenação “ou prova de conduta irregular”.

“O parlamentar segue cumprindo o compromisso assumido com seus eleitores de trabalhar por Nova Odessa e fiscalizar o Poder Executivo”, traz o texto.

Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso?

Publicidade