Pacientes serão lembrados de consultas por SMS

Secretaria de Saúde de Nova Odessa adotou a medida desde o início do mês; cidade contabiliza 650 faltas por mês


A Secretaria de Saúde de Nova Odessa passou a lembrar os pacientes de suas consultas agendadas por meio de mensagens de SMS. A medida foi adotada no início do mês e vem se somar aos contatos telefônicos – que já são realizados com a mesma finalidade – para tentar diminuir as faltas e agilizar a realização de encaixes. Mensalmente, a cidade contabiliza 650 pacientes que deixam de comparecer às consultas.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa/Divulgação
Moradores devem manter dados atualizados junto à Secretaria de Saúde

A mensagem encaminhada pelos funcionários da Craec (Central de Regulação e Auditoria de Exames e Consultas) contém data e horário da consulta, nome do médico e sua especialidade.

O envio é feito com cinco dias de antecedência em relação à data do atendimento. Assim que o paciente recebe a mensagem, já pode responder se estará ou não presente à consulta.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Caso responda que não vai comparecer, a Central de Regulação já encaixa outra pessoa no lugar. “Isso traz uma agilidade grande ao processo e também vai diminuir o número de faltas na rede pública”, disse o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

A mensagem por SMS será encaminhada aos pacientes cujo número de telefone celular constar no cadastro da Secretaria de Saúde. No caso daqueles pacientes que têm apenas o número de telefone fixo cadastrado, o aviso continuará sendo feito por ligações.

“Nos dois casos, é importante que os pacientes mantenham seus dados atualizados para que o aviso da consulta seja eficaz”, enfatizou o secretário.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora