18 de abril de 2024 Atualizado 15:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Medicamento

Paciente com Doença de Crohn aguarda por remédio desde abril

Jovem de Nova Odessa precisa usar cinco caixas do Mesalazina por mês e cada uma custa cerca de R$ 100

Por Marina Zanaki

03 de julho de 2021, às 09h01 • Última atualização em 03 de julho de 2021, às 09h02

O medicamento Mesalazina (800mg), usado para tratamento da Doença de Crohn, que afeta os intestinos, está em falta na Farmácia de Alto Custo pelo menos desde abril. O fornecimento é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde e, desde o mês passado, a pasta já informou ao LIBERAL dois prazos para a normalização no fornecimento.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A autônoma Rosimeri Aparecida Semenssato de Campos, 52 anos, de Nova Odessa, tenta desde abril conseguir o medicamento. Seu filho foi diagnosticado com a doença e, desde que teve o pedido para o remédio aceito, ainda não conseguiu ter acesso a ele nenhuma vez. O jovem precisa usar cinco caixas do Mesalazina por mês e cada uma custa cerca de R$ 100.

Ela já foi diversas vezes até a Farmácia de Alto Custo, mas sempre volta com a resposta que precisa esperar pois não está disponível. “A hora de pagar seus impostos, se você não pagar eles vêm te cobrar”, reclamou Rosimeri.

A Secretaria de Estado da Saúde informou ao LIBERAL no mês passado que o medicamento estava em fase de aquisição e a previsão era que chegasse ainda em junho.

Esta semana, Rosimeri não conseguiu novamente o medicamento. A pasta foi questionada mais uma vez e respondeu que o Mesalazina foi comprado e deve chegar na primeira quinzena de julho. A secretaria não explicou o motivo do atraso e nem por que ele ficou em falta por quatro meses.

Publicidade