23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Nova Odessa vai realizar teste rápido de Covid-19 em 800 servidores públicos

Testes rápidos começaram segunda-feira e devem ser concluídos em três semanas; resultado sai em 15 minutos

Por George Aravanis

15 de julho de 2020, às 17h04

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa iniciou a aplicação de testes rápidos em cerca de 800 funcionários da prefeitura que continuam a trabalhar durante a pandemia. Segundo a prefeitura, a testagem, que começou segunda-feira (13), será concluída em três semanas.

Serão testados funcionários da saúde, segurança pública, cemitério, Coden Ambiental – responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos -, Paço Municipal, Garagem Municipal e Diretoria de Gestão Social e Cidadania. Não serão testados servidores afastados das funções por integrarem grupos de risco.

Servidor passa por testagem: quem der positivo será afastado – Foto: Divulgação

“Estamos atendendo quem está na linha de frente. Em princípio, queremos determinar entre os funcionários a proporção da população já contaminada. A partir daí, pretendemos ampliar a testagem”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, por meio da assessoria de imprensa do governo municipal.

A assessoria informou que já existe um protocolo para testagem da população no hospital de campanha instalado no Jardim Alvorada. “Na Unidade Respiratória, são submetidas a testes rápidos pessoas com dez dias de sintomas e colhemos material para exame em pacientes graves”, disse Cocato.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, serão utilizados testes da marca chinesa Wondfo Biotech. A análise do resultado será emitida em 15 minutos e o participante deixará o local com o laudo do exame. Antes da coleta de sangue, o servidor responderá a um questionário de avaliação de eventuais sintomas manifestados. Os servidores que testarem positivo serão encaminhados para consulta e afastados, de acordo com protocolos médicos.

PROFILAXIA. Desde segunda, o protocolo de tratamento da Unidade Respiratória para pacientes com síndromes gripais inclui um coquetel de medicamentos para tentar diminuir a replicação viral do novo coronavírus no organismo. O tratamento é indicado em três situações: pacientes com síndrome gripal testados ou não (Fase 1), que prevê o uso de vitamina ‘D’, zinco, azitromicina e ivermectina; pessoas que tiveram contato com pacientes com suspeita ou infectados receberão indicação de tratamento com zinco, vitamina ‘D’ e ivermectina; e pacientes internados seguem o tratamento de acordo com conduta médica, que pode incluir anticoagulantes e corticóides.

Os servidores municipais da área da Saúde poderão fazer a opção pela profilaxia com uso de zinco, vitamina D3 e ivermectina. Esses medicamentos foram comprados pelo município e devem estar disponíveis a partir da próxima semana na farmácia da Unidade Respiratória.

“A profilaxia tem se mostrado uma fórmula eficaz em várias regiões do Brasil e em outros países. Nosso protocolo foi desenvolvido de forma muito criteriosa por nossa equipe técnica, incluindo infectologistas, com base em experiências bem-sucedidas e pareceres médicos garantindo a segurança dos pacientes. O objetivo é fortalecer a imunidade e frear a disseminação da doença”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

Publicidade