23 de Maio de 2020 Atualizado 11:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

COVID-19

Nova Odessa terá hospital de campanha em até 30 dias

Previsão da prefeitura é de que o hospital seja completamente funcional dentro de 30 dias; Zoonoses inicia nebulização com hipoclorito de sódio

Por André Rossi

27 mar 2020 às 17:44 • Última atualização 28 mar 2020 às 08:48

O secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato, anunciou nesta sexta-feira, através de uma transmissão no Facebook, que a cidade terá um hospital de campanha para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A previsão da prefeitura é de que o hospital esteja completamente funcional dentro de 30 dias.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Hospital será montado no prédio da antiga UBS 5, no Jardim Alvorada

A estrutura será montada na antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, do Jardim Alvorada. Inicialmente, a unidade contará com 30 leitos, dos quais dois serão semi-intensivos.

A secretaria de Saúde  já dispõe de parte dos equipamentos e leitos, que serão remanejados de outras UBSs. Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem devem ser contratados, mas as quantidades ainda não foram informadas.

“Nesse primeiro momento, serão 30 leitos. Caso haja necessidade, mais 30 leitos (na área externa). Serão quartos isolados”, disse Cocato.

O hospital de campanha será destinado apenas para pacientes com casos leves, ou seja, sem nenhum tipo de complicação. Os casos graves continuarão sendo atendidos no Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

“O primeiro atendimento é no hospital municipal. É o municipal que vai encaminhar aquele paciente para lá. Não estará aberto ao público. Vem para o municipal, é atendido e faz todo o acompanhamento. Necessita de internação? A nossa equipe transfere esse paciente para o hospital de campanha, onde terá toda uma equipe acompanhando esses pacientes”, ressaltou o secretário de Saúde.

Outros 10 leitos serão criados dentro do hospital municipal. Com isso, a prefeitura vai dobrar a quantidade de leitos, já que atualmente existem 40 leitos adultos disponíveis.

PREVENÇÃO. Ainda nesta sexta-feira, equipes do Setor de Zoonoses iniciaram a nebulização com hipoclorito de sódio para tentar neutralizar a ação do novo coronavírus. O trabalho foi realizado nas dependências do Ambulatório de Especialidades Médicas, nas imediações do hospital municipal, pontos de ônibus, na entrada do laboratório que presta serviço ao município, velório municipal e nas cinco UBSs, além da Vila da Melhor Idade e Rodoviária.

O hipoclorito é aplicado por meio de atomizadores, sempre entre 18h e 20h. Cocato ressalta que o produto não oferece nenhum risco à saúde da população.