16 de abril de 2024 Atualizado 11:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Nova Odessa terá força-tarefa para combater aglomerações

Guarda Municipal e PM vão acompanhar fiscalização da Vigilância Sanitária neste fim de semana

Por

10 de junho de 2021, às 11h34 • Última atualização em 10 de junho de 2021, às 11h36

Em reunião nesta quarta-feira (9), a Prefeitura de Nova Odessa anunciou uma força-tarefa para combater as aglomerações no final de semana. A Guarda Municipal, a PM (Polícia Militar) e Vigilância Sanitária vão fiscalizar o cumprimento das regras do Plano São Paulo do Governo do Estado, no enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19).

Prefeito Leitinho em reunião que definiu detalhes da força-tarefa – Foto: Divulgaçao

A medida foi anunciada após a fase de transição ser prorrogada até 30 de junho, com alerta para os números de casos. O Estado ainda disse que vai sugerir medidas de restrições aos municípios com ocupação de leitos de UTI acima de 90%. No DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas a ocupação de leitos de UTI atingiu 80% da capacidade nesta quarta, marca que pelos próprios critérios do Plano São Paulo colocaria a região na fase vermelha.

Segundo a prefeitura, a força-tarefa da fiscalização em Nova Odessa acontecerá de sexta-feira (11) a domingo (13). O “aperto” é motivado “pelo novo agravamento da pandemia no Estado e na região como um todo, com aumento no número de casos e internações pela doença”, segundo nota da prefeitura.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Equipes da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Obras e Posturas, com apoio da Guarda e PM, vão percorrer a cidade nas três noites, principalmente os “pontos críticos” já monitorados por estes órgãos.

Na atual fase de transição do Plano São Paulo, os estabelecimentos só podem atender o público até as 21h, e mesmo assim seguindo um rígido protocolo de distanciamento, higienização e ocupação máxima de 40%.

A ressalva é quantos aos restaurantes e congêneres, que podem fazer entregas (delivery) após as 21h – mas não podem permitir a retirada na porta. A equipe ressalta ainda que todos os estabelecimentos estão proibidos de ter qualquer tipo de música ambiente.

“As equipes vão passar nestes locais após as 21h e, se os estabelecimentos estiverem abertos poderão ser autuados ou multados, e os reincidentes, lacrados”, salientou a coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Méria Brito de Jesus.

Segundo Méria, todos os estabelecimentos do setor (restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares, “tchays” e afins) da cidade já foram visitados ao menos uma vez neste ano, e seus proprietários assinaram um termo de ciência quanto à obrigatoriedade de obediências às regras.


A Guarda e a PM também poderão determinar o fechamento dos estabelecimentos flagrados desrespeitando as medidas. Neste caso, além do fechamento imediato, o registro da ocorrência será encaminhado para a Vigilância Sanitária, para a emissão da penalidade correspondente.

Na primeira força-tarefa do tipo, em 25 de março, foram visitados 17 estabelecimentos, cujos proprietários foram orientados a seguir rigorosamente as regras de funcionamento, horário e lotação.

Há cerca de um mês, a prefeitura liberou a locação de chácaras para festas e afins que havia suspendido em decreto com direito à multa em março.

Publicidade