25 de abril de 2024 Atualizado 12:03

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sábado

Nova Odessa tem mutirão com urologistas

Podem comparecer homens que tenham feito o check-up necessário até esta sexta-feira, que tenham dúvidas ou com exames sem avaliação médica

Por Da Redação

27 de novembro de 2019, às 18h52 • Última atualização em 27 de novembro de 2019, às 20h17

As atividades do “Novembro Azul”, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, se encerram em Nova Odessa neste sábado (30), com um mutirão de consultas com médicos urologistas no Ambulatório de Especialidades Médicas, das 8h às 12h.

Serão seis profissionais atendendo à população masculina que fez check-up na rede municipal de saúde dentro do cronograma, que teve início no dia 1º deste mês, além de outros homens que tenham dúvidas ou exames que precisem de avaliação médica.

Foto: Divulgação
Ambulatório de Especialidades Médicas fica no Hospital Municipal de Nova Odessa

Esse check-up preliminar pode ser feito até sexta-feira (29), das 7h às 12h, nas unidades básicas de saúde do Centro, do Jardim Marajoara e do Jardim Alvorada, que inclui os pacientes da UBS São Manoel. Para fazer a pré avaliação, o paciente precisa se dirigir a um desses locais com pelo menos quatro horas de jejum.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio mais avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e hematúria (presença de sangue na urina).

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um grau de maior gravidade.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade