18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dengue em queda

Nova Odessa tem diminuição de 67% nos casos de dengue em 2020

Nos cinco primeiros meses do ano, cidade registrou 254 casos confirmados de dengue

Por

08 de junho de 2020, às 08h41 • Última atualização em 08 de junho de 2020, às 12h53

A Prefeitura de Nova Odessa divulgou balanço na semana passada em que mostra uma queda de 67,2% nos registros de dengue em 2020. Segundo a Secretaria de Saúde, foram 254 casos notificados nos cinco primeiros meses do ano, contra 774 contabilizados em igual período de 2019.

A maior queda na comparação dos meses foi verificada em maio, com 377 casos confirmados em 2019 ante 23 registrados este ano. A diminuição também foi percebida em Americana, com apenas 26 registros em maio deste ano.

Nova Odessa tem 254 casos de dengue notificados até o momento – Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

O secretário de Saúde do município, Vanderlei Cocato, credita a queda nos números ao trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. “Trabalhamos orientando a população, eliminando potenciais criadouros em casas, prédios públicos e estabelecimentos comerciais e fazendo bloqueios em bairros com casos confirmados”, disse Cocato em comunicado divulgado para a imprensa.

Neste ano, segundo Cocato, foram visitados até o momento 2.881 imóveis e 35 caminhões de materiais recolhidos.

O trabalho dos agentes de controle de zoonoses consiste em arrastões em toda a cidade, trabalho casa a casa, visitas diárias a pontos estratégicos (empresas, borracharias, lojas de sucatas etc.), com média de 80 pontos visitados por mês; vistorias em escolas, creches, hospital, unidades básicas de saúde, órgãos públicos e empresas, em busca de criadouros e visitas a imóveis sob os cuidados de imobiliárias, numa média de dez visitas por mês.

Ao longo dos 12 meses de 2019, Nova Odessa teve 925 casos confirmados de dengue.

Podcast Além da Capa
A relação de Americana com Santo Antonio, o padroeiro da cidade, completa 120 anos em 2020, mas a festividade em torno da data foi forçada a ser revista por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da quarentena, em março, as missas realizadas na Basílica não contam com a presença de fieis mas o contato é mantido por transmissões pelo Facebook. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o administrador paroquial da basílica, o padre Valdinei Antonio da Silva. A necessidade do cancelamento de outros eventos da comunidade católica, como as festas de São João de Carioba e do Senhor Bom Jesus, também é abordada com os padres Marcos Ramalho e Marcelo Fagundes.

Publicidade