14 de abril de 2021 Atualizado 00:09

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Nova Odessa

Nova Odessa implanta rede de distribuição de oxigênio na Unidade Respiratória

O sistema vai proporcionar oito canais de oxigênio para os pacientes

Por Marina Zanaki

26 fev 2021 às 07:51 • Última atualização 26 fev 2021 às 15:50

A Prefeitura de Nova Odessa está implantando uma rede de distribuição de oxigênio na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, voltada ao atendimento dos pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19).

O sistema vai proporcionar oito canais de oxigênio para os pacientes. Até então, 7 leitos de internação não contavam com monitoramento ou sistema de alarme para verificar os níveis de oxigênio, se estavam baixos ou precisavam ser repostos. Com o novo sistema, será garantido que não vai faltar oxigênio aos doentes, minimizando riscos e padronizando o sistema.

Nova Odessa implanta rede de distribuição de oxigênio na Unidade Respiratória – Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação

Outra melhoria é que os leitos sem bicos de oxigênio eram supridos com cilindros de oxigênio individuais. Segundo a prefeitura, os itens são pesados e precisavam ser trocados com frequência, carregados pelos profissionais de saúde – que não são responsáveis por isso.

Como consequência, havia risco de quedas, lesões e até explosões, por se tratar de material inflamável.

“Estamos garantindo a rede de distribuição, o que facilitará muito o trabalho da nossa equipe médica e de enfermagem na UR. Com a rede instalada, não precisaremos mais nos preocupar com os cilindros de oxigênio que eram vistos dentro das salas e nos corredores da unidade. A falta deste instrumento era um problema antigo e que agora vem sendo resolvido pela gestão municipal”, disse o secretário de Saúde, o médico Nivaldo Luís Rodrigues.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Além desses oito canais de oxigênio, o sistema também vai contar com um ramal de ar comprimido, utilizado na condução de medicamentos por meio do procedimento de inalação.

“A nossa UR já possuía sete ramais para condução do ar comprimido. Com essa intervenção da Prefeitura, no sentido de ampliar a rede de gases da unidade, ganharemos os oito ramais de oxigênio e mais um de ar comprimido. Esse investimento garantirá o atendimento pleno para oito leitos, o que fará toda a diferença para a nossa equipe médica e de enfermagem”, destacou o enfermeiro e o coordenador da UR, Edson dos Santos Silva.

O sistema deve ser entregue nos próximos dias. A Prefeitura de Nova Odessa está investindo R$ 40 mil no sistema.

Cuidados
Atualmente, a Unidade Respiratória conta com 12 pacientes internados por complicações da Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde, eles vêm recebendo suporte intensivo e cuidados.

O secretário de Saúde destacou que a população deve seguir com rigor as medidas de proteção contra o coronavírus.

“Faço um apelo à população, que deve continuar a se proteger. Não saiam de casa sem a devida necessidade. Usem máscaras e façam assepsia das mãos. Evitem aglomerações, como os encontros sociais principalmente aos finais de semana. Se protejam e protejam os seus”, orientou Nivaldo.

Publicidade