24 de abril de 2024 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Nova Odessa convoca sete médicos cubanos para ampliar atendimento

Administração também anunciou entrega de duas UBSs que estavam em reformas e a ideia de tornar posto do Jardim Alvorada em "Plano B" contra o Covid-19

Por Leonardo Oliveira

20 de março de 2020, às 18h30

A Prefeitura de Nova Odessa convocou sete médicos cubanos que residem na cidade para ampliar o atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) como forma de enfrentamento ao novo coronavírus. Outra medida anunciada nesta sexta-feira foi a entrega antecipada dos postos de saúde do São Manoel e do São Jorge. Ambos os espaços estavam em reformas.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Uma série de medidas ligadas à área da saúde foi divulgada pelo secretário de Saúde do município, Vanderlei Cocato. Um decreto publicado no Diário Oficial de Nova Odessa nesta sexta-feira decretou situação de emergência por conta do novo coronavírus (Covid-19). O mesmo decreto também permitiu a redução do funcionamento de ônibus no município.

Foto: Prefeitura de Nova Odessa / Divulgação
Secretário de Saúde de Noa Odessa, Vanderlei Cocato, divulgou pacote de medidas contra o coronavírus

Médicos Cubanos

Para agilizar os atendimentos, sete médicos cubanos que residiam na cidade foram convocados através do Programa Mais Médicos. “Eles já estão se apresentando na Secretaria de Saúde hoje para começar o trabalho na segunda-feira nas nossas unidades”, disse Cocato ao LIBERAL.

Entrega de duas UBSs

Segundo Cocato, o posto de saúde do Jardim São Manoel voltará a funcionar nesta terça-feira (24). Já a UBS do Jardim São Jorge estará em funcionamento a partir do dia 30 deste mês, uma segunda-feira. As duas unidades estavam passando por reformas e seriam entregues em maio. “Elas já vinham com reformas. Reforçamos toda a equipe com mais empresas no local para poder entregar no prazo porque a gente precisa de imediato. Era para entregar só no começo de maio, vamos entregar agora na próxima semana”, diz o secretário.

Posto de Saúde do Jardim Alvorada como ‘Plano B’

Hoje, a UBS do Jardim Alvorada atende também aos pacientes do Jardim Manoel. Com a entrega do posto de saúde daquele bairro, a ideia da Secretaria de Saúde, segundo Cocato, é transformar a unidade do Alvorada em uma estrutura de retaguarda do Hospital Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia.

“Ali temos capacidade pra oito leitos. Nossa intenção é implantar, caso necessário, mais leitos de retaguarda e também ter um polo ali exclusivo para o coronavírus”, acrescenta o secretário.

Isso deve acontecer a partir da terça-feira, quando a UBS do Jardim São Manoel voltará a funcionar.

Ampliação do horário de funcionamento das UBSs

A Prefeitura de Nova Odessa pediu ao Governo do Estado de São Paulo recursos para estender o horário de atendimento dos postos de saúde do Centro e do Jardim Alvorado. Hoje, eles funcionam das 7h às 16 horas. A administração quer que o novo horário seja das 7h às 22h.

“A UBS em horário estendido fica à disposição pra gente desafogar o hospital com os casos cotidianos e oferecer esse atendimento pra pessoa não ter que aguardar até o dia seguinte. Deixa o hospital livre do fluxo de casos comuns para que a gente possa atender somente os casos sérios mesmo, de urgência e emergência”, finaliza o secretário.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast “Além da Capa” traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

{{1}}

Publicidade